PHYSIOLOGICAL AND BIOCHEMICAL STUDIES FOR CRYOPRESERVATION OF ZYGOTIC EMBRYOS OF DWARF GREEN COCONUT-TREE JIQUI OF BRAZIL. / ESTUDOS FISIOLÓGICOS E BIOQUÍMICOS PARA CRIOPRESERVAÇÃO DE EMBRIÕES ZIGÓTICOS DE COQUEIRO ANÃO VERDE DE JIQUI DO BRASIL.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A cultura do coco (Cocos nucifera L.) tem uma importância significativa, por gerar emprego e renda durante todo o ano. Os bancos de germoplasma in vitro oferecem vários benefícios, tais como altas taxas de multiplicação, produção de matrizes livres de patógenos, redução da erosão genética, redução da demanda por espaço, redução de custos com a mão de obra, e simplificação do intercâmbio internacional de germoplasma. Portanto, a conservação a longo prazo supri essas necessidades, como também pode ser utilizado para conservar espécies recalcitrantes e intermediárias. Este trabalho tem como objetivos, a conservação em longo prazo de embriões zigóticos maduros de coqueiro (Cocos nucifera L.) anão verde de Jiqui do Brasil, em nitrogênio líquido a -196 C; adaptar a aplicação de testes de tetrazólio, condutividade elétrica e lixiviação de potássio para estudos da viabilidade de embriões criopreservados; e analisar a viabilidade dos embriões após a criopreservação. Foram utilizados embriões zigóticos de frutos com 11 meses de maturação provenientes de um plantio de Coqueiro Anão Verde de Jiqui do Brasil (AveJBr). Cilindros de endosperma com embriões zigóticos foram acondicionados em recipientes estéreis e encaminhados para o Laboratório de Cultura de Tecidos de Plantas da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Aracaju, Sergipe. Foram avaliados os efeitos de diferentes tempos de desidratação, tratamentos de crioprotetores e tipos de secagem na umidade dos embriões utilizando a metodologia de Assy-Bah e Engelmann (1992) e metodologia CPATC. Testes de condutividade elétrica, lixiviação de potássio e tetrazólio foram realizados para avaliar a viabilidade dos embriões zigóticos após a criopreservação. Após a seleção do método CPATC, embriões zigóticos de coqueiro AveJBr foram criopreservados e após 48 horas foram submetidos a etapa de recuperação em meio de cultura Y3 líquido. A metodologia CPATC com a desidratação inicial dos embriões em crioprotetores e posterior secagem em sílica gel por quatro horas promove as menores umidades nos embriões zigóticos maduros de coco AveJBr. O prétratamento de embriões zigóticos maduros de coco AveJBr com crioprotetor com 1,75 mol.L-1 de sacarose + 15% de glicerol por 12 e 16 horas promove a menor umidade dos embriões, como também maior viabilidade em testes de condutividade elétrica, lixiviação de potássio e tetrazólio. Amostras com 10 embriões é suficiente para análise de condutividade elétrica em embriões zigóticos de coco AveJBr criopreservados ou não. O período de incubação de embriões de quatro a oito horas é promissor para análise condutividade elétrica em embriões zigóticos maduros de coco AveJBr não criopreservados. A concentração de 0,25% de tetrazólio é indicada para análise de viabilidade de embriões zigóticos maduros de coco AveJBr criopreservados ou não. O período de 90 dias não é suficiente para avaliação da germinação de embriões criopreservados.

ASSUNTO(S)

cocos nucifera l. recursos genéticos membrana celular e bioquímica outros cocos nucifera l. genetic resources cell membrane and biochemistry

Documentos Relacionados