Physiologic and biochemical performance during the maturing, drying and storage of seeds of cucumber. / DESEMPENHO FISIOLÃGICO E BIOQUÃMICO DURANTE A MATURAÃÃO, SECAGEM E ARMAZENAMENTO DE SEMENTES DE PEPINO.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A obtenÃÃo de estande uniforme em lavouras de pepino à alcanÃada atravÃs da utilizaÃÃo de sementes com qualidade. Para tanto à imprescindÃvel sua colheita no ponto de maturidade fisiolÃgica. A secagem dessas sementes à etapa obrigatÃria no seu beneficiamento, bem como o armazenamento para conquistar mercados competitivos e melhores oportunidades de preÃos. Portanto o objetivo com deste trabalho foi avaliar o desempenho fisiolÃgico e bioquÃmico durante a maturaÃÃo, secagem e armazenamento de sementes de pepino. A cultivar utilizada foi o hÃbrido de pepino Ãmega comercializado pela Agristar Ltda. Os frutos foram colhidos aos 30, 35, 40, 45, 50 e 55 dias apÃs a antese. As sementes foram avaliadas quando Ãmidas e apÃs a secagem. Em outra parte do trabalho, sementes colhidas aos 45 dias foram secas em temperatura ambiente, 35ÂC e 45ÂC, e em seguida armazenadas em condiÃÃes ambiente. Avaliou-se o peso de fruto, teor de Ãgua e matÃria seca das sementes, peso de mil sementes, anÃlise de imagens pelo uso do raio-X. A qualidade fisiolÃgica foi avaliada pelo teste de germinaÃÃo, primeira contagem, condutividade elÃtrica, Ãndice de velocidade de emergÃncia, estande final, envelhecimento acelerado e teste de frio. Foram analisadas ainda as atividades enzimÃticas da superÃxido dismutase, catalase, esterase, lipoxigenase, isocitrato liase e proteÃnas LEA, e por fim a anÃlise sanitÃria das sementes. Contudo verifica-se melhor qualidade das sementes de pepino quando colhidas entre 45 e 50 dias apÃs a antese. Sementes secadas em temperatura ambiente e a 35ÂC apresentam melhor qualidade. Independente da temperatura de secagem ocorre reduÃÃo da qualidade a partir de seis meses de armazenamento em temperatura ambiente.

ASSUNTO(S)

qualidade fisiolÃgica fitotecnia enzimas enzymes germinaÃÃo cucumis sativus l vigour germination vigor cucumis sativus l quality physiologic

Documentos Relacionados