Photoluminescence excited in the ultraviolet in conjugated polymers / "Fotoluminescência excitada no ultravioleta em polímeros conjugados"

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Os polímeros conjugados luminescentes são materiais com grande potencial tecnológico, mas apesar de estudados desde a década de 80, algumas de suas propriedades óticas ainda não foram totalmente entendidas. Por exemplo, ainda persistem dúvidas quanto à natureza das suas excitações primárias. Nesse sentido foi feito um estudo da fotoluminescência do poli[2-metoxy-5-(2-etil-hexiloxi)-1,4-fenileno vinileno] (MEH-PPV), polímero semicondutor luminescente cujas propriedades ópticas já foram muito investigadas. Além da banda de absorção principal na região visível do espectro, ele possui três bandas no ultravioleta. O objetivo deste trabalho é investigar a fotoluminescência do MEH-PPV quando excitado na região do ultravioleta. Após fotoexcitação no ultravioleta, observou-se apenas a fotoluminescência usual no visível. A intensidade da emissão depende fortemente da energia de excitação, da temperatura e da estrutura morfológica do sistema polimérico, determinada pelo método de preparação das amostras. Os resultados indicam que os estados excitados no ultravioleta relaxam rapidamente de forma não-radiativa até os estados de menor energia, de onde então ocorre a luminescência. Entretanto, a eficiência da fotoluminescência excitada no ultravioleta é consideravelmente reduzida, indicando que a excitação a altas energias abre novos canais de relaxação não-radiativos.

ASSUNTO(S)

meh-ppv poly(2-metoxy-5-(2-etyl-hexyloxy)-1-4-phenylene vinylene) luminescent conjugated polymers poli(2-metoxi-5-(2-etil-hexiloxi)-1-4-fenileno vinileno) ultraviolet excitation polímeros conjugados luminescentes meh-ppv fotoluminescência photoluminescence excitação no ultravioleta

Documentos Relacionados