Phenotypic variation in root associated characters in rice (Oryza sativa L.) / Variação fenotípica em caracteres associados ao sistema de raízes em plântulas de arroz (Oryza sativa L.)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A distância genética entre genótipos é um dos mais importantes elementos de informação para um programa de melhoramento. Isto é importante na hora de selecionar os genótipos parentais que irão gerar as populações segregantes. Para a análise fenotípica, foram avaliados 200 genótipos de arroz (Oryza sativa L.). O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com três repetições. As sementes foram levadas para câmara de crescimento a 28 C por 72 h. As plântulas foram transferidas para um pote plástico contendo solução hidropônica onde permaneceram até o surgimento da segunda folha. Foram avaliados os seguintes caracteres: comprimento da raiz principal, comprimento da raiz secundária, número de raízes, comprimento da 1 e 2 folha, inserção da 1 folha, comprimento do coleóptilo, estatura da plântula, peso seco da parte área e radicular. A partir dos resultados obtidos pode-se inferir que houve variabilidade entre os genótipos das três subespécies avaliadas, que existe correlação entre os caracteres avaliados para o sistema de raízes com os demais caracteres de plântulas. E também foi possível identificar genótipos contrastantes, como Ligeirão e Farroupilha, que são bons candidatos a genitores de uma população de mapeamento para caracteres associados ao sistema de raízes.

ASSUNTO(S)

variação fenótipa melhoramento genético plantulas de arroz melhoramento genético melhoramento vegetal plantulas de arroz variação fenótipa

Documentos Relacionados