Pharmaceutical films made from the waste material from the preparation of propolis extracts: development and characterization

AUTOR(ES)
FONTE

Braz. J. Pharm. Sci.

DATA DE PUBLICAÇÃO

2015-12

RESUMO

resumo Este estudo investigou o desenvolvimento e as características físico-químicas de filmes obtidos com o resíduo (BP), normalmente descartado, advindo da preparação de extratos de própolis. Os filmes foram produzidos com e sem adjuvantes poliméricos (gelatina ou etilcelulose) e propilenoglicol, pelo método de evaporação de solvente. Foram determinadas a densidade, a topografia de superfície usando microscopia eletrônica de varredura, as propriedades mecânicas (resistência à dobra, tensão e elongação), transmissão de vapor de água (WVP), capacidade de absorção de umidade, termogravimetria, calorimetria exploratória diferencial e espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR). Os filmes demonstraram coloração verde-amarelada, transparência, uniformidade de superfície, homogeneidade, flexibilidade e fácil manuseio. A espessura e a densidade das preparações indicaram que os compostos estavam dispersos de forma homogênea. As propriedades mecânicas foram influenciadas pela composição dos filmes e aqueles que continham gelatina apresentaram-se mais resistentes enquanto os compostos por etilcelulose demonstraram maior flexibilidade. Com o aumento da concentração polimérica, a resistência e a elasticidade diminuíam, porém aumentou a capacidade de absorção de água e a WVP das formulações. BP apresentou estabilidade térmica assim como os filmes. Os testes de FTIR sugeriram interações entre o BP e os adjuvantes utilizados. Este trabalho pôde contribuir com a utilização de BP na preparação de filmes para uso alimentício e farmacêutico.

ASSUNTO(S)

própolis/resíduos própolis/resíduos/desenvolvimento de filmes filmes/resíduo de própolis/propriedades físico-químicas polímeros etilcelulose gelatina.

Documentos Relacionados