Pesquisadores, populações locais e áreas protegidas: entre a instabilidade dos lados e a multiplicidade estrutural das posições / Distinctions and similarities among researchers working on protected areas and local populations: multiplicity of "sides" and structural instability of "stands".

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A relação entre populações locais e áreas protegidas é tema hoje extremamente controvertido no âmbito científico, mobilizando a atenção de cientistas interessados tanto em pesquisar questões específicas como em interferir em políticas públicas a ele direcionadas. Se há um consenso entre especialistas, é que estamos diante de um contexto discursivo caracterizado pelo dissenso, pela polifonia e por ácidos diálogos acadêmicos. Diante disso, passei a observar esse universo controvertido que marca a relação entre cientistas que, atuando nas fronteiras da ação política e da pesquisa científica, se envolveram com este debate. Como tentei mostrar, oposições, divergências, mas, também, alianças e convergências geram, dentro de um equilíbrio de forças marcado por planos de identidade/alteridade distintos, um ambiente estrutural instável. Dividi a tese em duas partes. Na primeira, problematizo e descrevo, a partir das suas respectivas publicações científicas, encontros e desencontros interpretativos protagonizados pelos autores. A segunda parte traz dois capítulos. No primeiro, trabalhei com fragmentos de diferentes trajetórias sociais e experiências de vida relatadas por 33 pesquisadores que tive a oportunidade de entrevistar, o que permitiu visualizar um quadro extremamente heterogêneo quanto às trilhas por eles percorridas. No último capítulo apresento suas observações, reflexões, avaliações e críticas sobre alguns aspectos relacionados às políticas direcionadas às populações locais e áreas protegidas. Ao final, além de apontar um inconveniente ético vinculado à abordagem do estudo que realizei, reconecto alguns aspectos discutidos ao longo da tese com vistas a indicar o caráter problemático que há por trás da cristalização de controvérsias científicas fortemente politizadas.

ASSUNTO(S)

cientistas áreas protegidas populações locais meio ambiente unidades de conservação. tecnicas de analise e avaliacao urbana e regional scientists protected areas local populations environment conservation units.

Documentos Relacionados