Peso econômico das soluções projetuais nas habitações de interesse social: estudo de caso dos conjuntos habitacionais do Programa de crédito solidário em Belo Horizonte

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O custo de um empreendimento é função direta das características das soluções projetuais determinadas nas etapas iniciais de elaboração dos projetos. Conhecer a repercussão de cada uma das decisões de projeto no custo de uma solução, ou seja, seu peso econômico, é fundamental para que se possa optar pelas melhores alternativas, não apenas no que diz respeito aos materiais, mas também ao partido arquitetônico adotado. O desconhecimento das implicações de custo das decisões arquitetônicas e a falta de um instrumento ágil para avaliá-las quase sempre levam os projetistas a adotarem soluções mais conhecidas, sem um questionamento mais aprofundado, por falta de tempo hábil para uma avaliação mais cuidadosa e pelo receio de que o empreendimento se torne inviável. Dentro desse contexto o trabalho busca relacionar as principais características arquitetônicas atribuídas a empreendimentos considerados de baixo custo e apresenta um estudo de caso onde os desempenhos de custo dessas características são analisados e comparados, com o objetivo de avaliar a eficiência dessas soluções sob o aspecto econômico.

ASSUNTO(S)

arquitetura projetos e plantas custos teses. arquitetura teses. conjuntos habitacionais projetos e plantas teses. projetos custos teses.

Documentos Relacionados