Perspectivas de desenvolvimento local dos pequenos produtores de leite do município de Campo Grande - MS (ago/2001 - ago/2002)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

A atividade leiteira no Brasil possui enorme representatividade decorrente de seu aspecto econômico, social e em teor nutritivo dos alimentos, no entanto, do ponto de vista organizacional, tecnológico e gerencial é muito frágil e apresenta reduzida competitividade e lucratividade. O presente trabalho teve como principal objetivo diagnosticar a pequena produção primária leiteira do município de Campo Grande, MS, da produção à comercialização, em face da regulamentação de novas normas para a captação, armazenamento, transporte e industrialização do produto sob o enfoque do desenvolvimento local. Consistiu da análise de dados de uma pesquisa desenvolvida na área rural do Município pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), em parceria com o Sindicato Rural de Campo Grande e a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), durante o período de agosto de 2001 a agosto de 2002. O diagnóstico demonstra que a atividade leiteira para os pequenos produtores do Município é de extrema importância na composição da renda mensal, mesmo apresentando uma reduzida produtividade, qualidade e baixo poder de negociação. Na interação entre o perfil do pequeno produtor de leite e a nova legislação regulamentada pelo governo, constatou-se que, o segmento não dispõe de condições estruturais e financeiras propícias à adoção das inovações tecnológicas propostas. A proposição de inovações para o aumento da competitividade e lucratividade do setor não surtirá o efeito desejado, enquanto não houver uma adequação com a realidade e as especificidades das comunidades locais a que se projetam. A garantia a pesquisas e assistência técnica local, a difusão de informações, a capacitação da mão-de-obra, o acesso a linhas de crédito diferenciadas, o controle e a garantia de preços mínimos dos produtos, o incentivo à pequena indústria rural e, o estímulo às organizações sociais cooperativistas e associativistas são sugeridos como mecanismos e estratégias para a viabilização do desenvolvimento rural sustentável. Sendo necessário, para isto, uma redefinição da atuação governamental e da sociedade na formulação de políticas públicas.

ASSUNTO(S)

economia regional desenvolvimento local. legislação leiteira pequeno produtor de leite leite - produção - campo grande, ms

Documentos Relacionados