Persona-AIML: uma arquitetura para desenvolver chatterbots com personalidade

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Chatterbots sÃo sistemas que se comunicam com usuÃrios em linguagem natural, e podem ser utilizados como interfaces nas mais variadas aplicaÃÃes (e.g., comÃrcio eletrÃnico, ensino a distÃncia, entre outras). Estudos recentes tÃm demonstrado a importÃncia de explorar o comportamento social do usuÃrio perante o computador, destacando-se o papel da personalidade. AlÃm disso, a personalidade tambÃm à vista como um componente importante no processo de tomada de decisÃo. Dentre as ferramentas e linguagens para a criaÃÃo de chatterbots, AIML (Artificial Inteligence Markup Language) Ã, atualmente, uma das mais bem sucedidas abordagens. Entretanto, AIML nÃo oferece suporte para a modelagem e a implementaÃÃo de personalidade em chatterbots. Esta dissertaÃÃo apresenta a arquitetura Persona-AIML, uma extensÃo do AIML original, que possibilita o desenvolvimento de modelos de personalidade para chatterbots. Na arquitetura proposta, a personalidade à composta pelos seguintes elementos: traÃos, atitudes, humor, emoÃÃes e estados fÃsicos. Neste trabalho, chatterbots sÃo modelados como agentes racionais e utilizam uma base de regras para descrever sua personalidade (tendo como objetivo a modularidade, extensibilidade e reusabilidade). O protÃtipo desenvolvido utilizou um modelo de personalidade baseado no Modelo dos âCinco Grandes Fatoresâ. Entretanto, a arquitetura proposta permite a utilizaÃÃo de outros modelos de personalidade. Essa arquitetura foi implementada em Java, e os testes revelaram resultados satisfatÃrios do protÃtipo

ASSUNTO(S)

chatterbots persona-aiml ciencia da computacao personalidade

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