Perfis de morbimortalidade neonatal precoce: um estudo para a Maternidade Odete Valadares de Belo Horizonte (MG), 2001-2006

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Apesar dos avanços tecnológicos das últimas décadas, a mortalidade neonatal mantém-se como responsável por mais de dos óbitos infantis no Brasil, o que torna primordial a investigação da sua componente predominante, a neonatal precoce. Esta dissertação constitui-se em um estudo seccional, com base em dados secundários, com o objetivo de traçar o perfil dos óbitos neonatais precoces ocorridos na Maternidade Odete Valadares, Belo Horizonte, no período de 2001 a 2006, com base nos seus fatores associados e causas múltiplas de mortalidade. O enfoque de causas múltiplas foi utilizado na construção de três perfis de óbitos neonatais precoces obtidos por meio do método de Grade of Membership, que possibilitou encontrar também a prevalência destes perfis na população. O Perfil 1 é caracterizado por óbitos de difícil redução e teve prevalência de 41,4%; o Perfil 2, pelos óbitos passíveis de redução (prevalência de 28,3%); e, o Perfil 3, pelos óbitos redutíveis (prevalência de 30,4%). A obtenção e seleção destes perfis tiveram por base critérios matemáticos e estatísticos. Estes perfis possibilitaram a compreensão da morbimortalidade neonatal precoce na Maternidade Odete Valadares e a análise da sua relação com a história reprodutiva e obstétrica materna, bem como com as condições do recém-nascido. Aspectos relacionados à qualidade dos dados puderam ser verificados, tais como a menção inapropriada de falência múltipla de órgãos como causa mencionada de óbitos neonatais precoces. Ademais, verificou-se que a construção de três perfis revelou-se adequado e coerente com base na literatura sobre o assunto, corroborando a análise estatística. Chama a atenção, finalmente, a elevada prevalência de óbitos evitáveis, realidade que deve ser enfrentada pelos profissionais e pela rede pública de saúde.

ASSUNTO(S)

morte causas belo horizonte (mg) teses 2001-2006. mortalidade infantil belo horizonte (mg) teses 2001-2006. saúde pública belo horizonte (mg) teses 2001-2006.

Documentos Relacionados