Perfil sociodemográfico e condição bucal de usuários de drogas em dois municípios do Estado do Paraná, Brasil

AUTOR(ES)
FONTE

Rev. odontol. UNESP

DATA DE PUBLICAÇÃO

2015-08

RESUMO

ResumoIntrodução

A pesquisa das condições bucais de usuários de drogas é importante para ser conhecida esta população, cujo crescimento é ascendente no Brasil, a fim de que metas preventivas e atendimento adequado sejam traçados.

Objetivo

Identificar o perfil sociodemográfico e a condição bucal desta população, em dois municípios paranaenses.

Material e método

Foram coletados, por meio de questionário e de exame físico, dados de 100 indivíduos. Foram obtidos os seguintes valores: índice CPOD, profundidade de sondagem (PS), nível de inserção clínica (NIC), índice gengival (IG), índice de placa (IP) e sangramento à sondagem (SS). Após análise descritiva inicial, empregaram-se os testes t de Student e ANOVA one-way.

Resultado

A média da idade foi 29,12 anos. As maiores frequências foram: gênero masculino (95,5%), solteiros (69,0%), baixa escolaridade (41%) e maior consumo de drogas lícitas – tabaco (90,9%) e álcool (84,5%) –, seguidas de crack (80,9%) e maconha (77,3%). A média do CPOD foi 15,21 (DP=5,84) e quanto maior o tempo de dependência, maior este índice (p<0,05). A média da PS foi 3,55 e do NIC, 3,59. O SS ocorreu em 82,7% dos casos e a inflamação moderada, em 79,5%. Placa detectável e moderado acúmulo de placa foram identificados em 39,5% e 35,3%, respectivamente.

Conclusão

Predominaram indivíduos do gênero masculino, jovens, solteiros, com baixa escolaridade e consumidores de drogas lícitas e ilícitas, com condição bucal ruim. Sugere-se mais atenção dos profissionais da área odontológica e dos elaboradores de políticas públicas, com vistas a esta população.

ASSUNTO(S)

saúde bucal usuários de drogas epidemiologia

Documentos Relacionados