PERFIL HEMATOLÓGICO E BIOQUÍMICA SÉRICA DE CABRAS F1 ANGLO-NUBIANA X SAANEN EM LACTAÇÃO SOROPOSITIVAS E SORONEGATIVAS PARA O VÍRUS DA ARTRITE-ENCEFALITE CAPRINA / Hematological profile and serum biochemistry F1 Anglo-Nubian Goats X Saanen lactating seronegative and seropositive FOR VIRUS caprine arthritis-encephalitis

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

06/12/2011

RESUMO

O objetivo dessa dissertação foi avaliar o perfil hematológico e bioquímico de cabras F1 Anglo-Nubiana X Saanen desde o período periparto até o final do estágio de lactação. Para tanto, foram utilizadas 38 matrizes provenientes do cruzamento de reprodutores da raça Anglo-Nubiana com matrizes da raça Saanen. Os animais tinham idade entre 14 e 38 meses e escore corporal entre dois e três. Estes foram previamente testados, sorologicamente, para o diagnóstico da artrite encefalite caprina (CAE), por meio dos testes imunodifusão em gel de agarose (IDGA) e Western Blot (WB), e divididas em grupo soropositivo (n=19) e grupo soronegativo (n=19). Os grupos, durante todo o experimento, foram mantidos em piquetes distintos, sem contato físico, recebendo o mesmo manejo nutricional, sanitário e reprodutivo. Os testes sorológicos foram repetidos a cada 60 dias com a finalidade de sondar possível soroconversão no grupo negativo. Todos os animais foram submetidos a exame clínico a fim de se avaliar o estado de higidez dos animais antes do experimento. Foi possível observar, por meio do hemograma completo nos meses analisados, que a artrite encefalite caprina causou em dados momentos, alterações nas hemácias de animais naturalmente infectados, sendo estas: diminuição significativa (P <0,05) do VCM, e aumento significativo (p <0,05) do HCM e CHCM. Não houve diferença significativa (P ≥ 0,05) dos valores de He e VG entre os grupos positivos e negativos. No leucograma, em dados momentos, os valores absolutos de monócitos e eosinófilos de animais positivos, encontraram-se significativamente superiores (P <0,05) aos de animais negativos, estando também, estes números, acima da faixa de normalidade para a espécie caprina. Foi realizada uma avaliação da bioquímica sérica, que também abrangeu todo estádio de lactação, através da análise dos seguintes componentes sanguíneos: creatinina, uréia, proteínas totais, albumina, glicose, aspartato aminotransferase e alanina aminotransferase, empregando-se reagente comercial (Labtest, Belo Horizonte). Os dados obtidos demonstraram que as concentrações séricas de albumina, glicose, uréia e creatinina, se mostraram significativamente inferiores (P <0,05) em animais soropositivos para o vírus da artrite encefalite caprina.

ASSUNTO(S)

lentivírus. caprino bioquímica sérica leucograma eritrograma reproducao animal serum biochemistry leucocyte count erythrogram caprine lentivirus.

Documentos Relacionados