Perfil epidemiolÃgico e resultados perinatais em pacientes com sÃndromes hipertensivas na gravidez / Epidemiological profile and perinatal outcome in patients with hypertensive disorders in pregnancy.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

11/11/2009

RESUMO

Objetivos: obter o perfil epidemiolÃgico e resultados perinatais de pacientes com diagnÃstico de hipertensÃo na gravidez. Analisar a hipertensÃo grave, presente nas patologias prÃ-eclÃmpsia grave, prÃ-eclÃmpsia superposta à hipertensÃo crÃnica, sÃndrome HELLP e eclÃmpsia, como fator de risco para complicaÃÃes maternas e neonatais em relaÃÃo a sÃndromes hipertensivas menos graves como prÃ-eclÃmpsia leve, hipertensÃo crÃnica e hipertensÃo gestacional. Sujeitos e mÃtodos: realizou-se estudo transversal na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand entre junho de 2007 e agosto de 2008 com 201 pacientes com sÃndromes hipertensivas na gravidez. Agruparam-se pacientes com sÃndromes hipertensivas mais graves e seus desfechos perinatais usando o teste do qui-quadrado e seguiu-se anÃlise comparativa de suas caracterÃsticas sÃcio-demogrÃficas e obstÃtricas e resultados perinatais com mulheres com sÃndromes hipertensivas menos graves. Para mensurar a magnitude do risco foi calculado o odds ratio. Resultados: observaram-se 81,6% de pacientes pertencentes ao grupo da hipertensÃo mais grave, sendo 52,7% de prÃ-eclÃmpsia grave. As pacientes nulÃparas representaram 47%, sobrepeso 41% e obesidade 38%. Encontrou-se 44,2% de prematuridade, 37% recÃm-nascidos com peso abaixo de 2.500g e taxa de 65 Ãbitos por mil nascidos vivos. A anÃlise comparativa das caracterÃsticas das mulheres e resultados perinatais em sÃndromes hipertensivas graves em relaÃÃo as menos graves nÃo mostrou associaÃÃo significativa pelo odds ratio. ConclusÃo: o perfil das mulheres com sÃndromes hipertensivas graves foi similar ao de pacientes com quadros menos graves. Destacaram-se alta incidÃncia de prÃ-eclÃmpsia grave, sobrepeso e obesidade e altas taxas de prematuridade e de Ãbito neonatal. NÃo foi observada diferenÃa entre o comprometimento neonatal conforme os grupos de sÃndromes.

ASSUNTO(S)

saude materno-infantil hipertensÃo hipertensÃo induzida pela gravidez epidemiologia complicaÃÃes na gravidez feto recÃm-nascido. hypertension pregnancy-induced hypertension epidemiology complications of pregnancy fetus and newborn.

Documentos Relacionados