Perfil alimentar referente ao desjejum de professores da Universidade de Brasília UnB. / Referring alimentary profile to desjejum of the professors of the University of Brasilia- UnB.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

INTRODUÇÃO: Devido às escassas investigações realizadas no Brasil sobre o consumo do desjejum, este se propôs diminuir lacunas existentes sobre os benefícios, características e prováveis necessidades da população brasileira sobre esta refeição. Este trabalho visa traçar o perfil alimentar de desjejum dos professores da Universidade de Brasília (UnB), pertencentes às três Áreas do conhecimento. MÉTODOS: A pesquisa foi realizado com 284 professores, de ambos os sexos, utilizando uma amostra casual, representativa e estratificada de todos os docentes da UnB, pertencentes às três Áreas do conhecimento (Ciências, Saúde e Humanas). Foi realizado um estudo piloto (n=30) em população semelhante para aperfeiçoar os questionários. O inquérito alimentar utilizou um questionário auto-aplicativo sobre assuntos interligados ao tema; foram, também, usados questionários semi-quantitativos (recordatório e de freqüência alimentar) para se conhecer o consumo atual e habitual dos alimentos consumidos pelos professores no seu desjejum. RESULTADOS: Do resultado da ingestão diária do desjejum verificou que 92,0% dos professores informaram consumir o desjejum sendo a Área de Humanas, com 36,0%, seguido da de Ciências com 25,8% e da Saúde com 25,0%, quando comparado com a recomendação adotada para este estudo que é de 25% do Valor Energético Total (VET). Com relação à influência familiar, profissional e a existência de modificação no desjejum por alguma dieta específica não houve associação estatística (p>0,05). O consumo de alimentos naturais e industrializados apontou que 85,4% dos professores consomem ambos. Os resultados dos alimentos ingeridos no desjejum foram agrupados em 7 grupos: G1 a G7 e o consumo de cada um deles, pelos professores das três Áreas em conjunto, foi: G1 (pães, cereais, bolos.....), 77,0%; G2 (das frutas e sucos), 53,0%; G3 (derivados de carne), 6,0%; G4 (leite e derivados), 65,0%; G5 (leguminosas), 3,0%; G6 (óleos e gorduras), 15,0%; G7 (açúcares e doces), 38,0%. CONCLUSÃO: O perfil alimentar do desjejum dos professores estudados, referente aos alimentos mais consumidos nesta refeição, em ordem decrescente, é: frutas, café, iogurte, pão francês, pão de forma integral, leite desengordurado fluido, açúcar, adoçante artificial, leite integral, manteiga e geléia.

ASSUNTO(S)

breakfast feeding habits and the first meal of the teachers day desjejum - professores universitários foods café da manhã perfil alimentar - professores universitários universidades e faculdades first meal of the day nutricao nutrição - professores universitários distrito federal (brasil)

Documentos Relacionados