Percepção dos enfermeiros dos serviços críticos e de emergência em relação a mudanças no seu papel profissional
AUTOR(ES)
Karanikola, Maria NK, Giannakopoulou, Margarita, Mpouzika, Meropi, Nicolaou, Christiana, Tsiaousis, George, Vouzavali, Foteini, Koutroubas, Anna, Papathanassoglou, Elizabeth DE.
FONTE
Rev. esc. enferm. USP
DATA DE PUBLICAÇÃO
15/03/2018
RESUMO
RESUMO Objetivo Investigar preliminarmente a forma como os enfermeiros gregos de enfermagem crítica e de emergência conceituam as mudanças no seu papel profissional. Método Aplicou-se metodologia qualitativa de grupo focal. Após amostragem intencional e consentimento informado dos participantes. Resultados Participaram oito indivíduoas. A necessidade de reforçar a participação dos enfermeiros na tomada de decisões para que uma mudança real no seu papel profissional fosse alcançada foi o tema central das narrativas dos participantes. Avanços constatados no desempenho profissional: prática baseada em evidências; tecnologia; educação, conhecimento; habilidades clínicas; pesquisa; profunda colaboração enfermeiro-médico. As razões pelas quais esses avanços não conseguiram reforçar o papel profissional dos enfermeiros foram falta de meritocracia, relações competitivas, falta de apoio entre enfermeiros, apoio hierárquico insuficiente e limitações orçamentárias. Conclusão Apesar dos avanços na prática clínica, os participantes não consideraram que seu papel profissional foi aumentado significativamente, uma vez que a participação na tomada de decisões e no controle de sua prática permanece limitada. São recomendadas intervenções destinadas a reforçar a participação dos enfermeiros na tomada de decisões clínicas e a aumentar a sua autonomia profissional.
ASSUNTO(S)
autonomia profissional tomada de decisões enfermagem em emergência enfermagem de cuidados críticos papel profissional
Documentos Relacionados
- Coordenação e elenco de serviços no controle da tuberculose: percepção de enfermeiros e médicos
- Sintomas depressivos em enfermeiros de serviços de emergência na rede pública de saúde
- PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS DE EMERGÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE UM PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO DA DOR TORÁCICA
- Satisfação dos pacientes com os serviços de saúde mental: a percepção de mudanças como preditora
- Eventos adversos com medicação em Serviços de Emergência: condutas profissionais e sentimentos vivenciados por enfermeiros