PercepÃÃo, vivÃncia e enfrentamento do sofrimento psÃquico em crianÃa usuÃrias de CAPS Infantil / Perception, experiences and coping sofirmento psychic children using child CAPS Fortaleza.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

31/03/2011

RESUMO

Esta pesquisa visou à compreensÃo da percepÃÃo, vivÃncia e enfrentamento de crianÃas portadoras de sofrimento psÃquico usuÃrias do Centro de AtenÃÃo Psicossocial Infantil (CAPSi) Maria Ileuda VerÃosa. O sofrimento psÃquico foi analisado à luz da teoria Winnicottiana, atravÃs da teoria do amadurecimento humano, onde foi discutida a importÃncia do suporte familiar e do meio saudÃvel para um desenvolvimento emocional que tenda à integraÃÃo do indivÃduo, sendo o sofrimento psÃquico da crianÃa gerado pela falha desta estrutura.Os sujeitos foram dez crianÃas de 7 a 11 anos. Foi feito um levantamento de dados com as respectivas cuidadoras apenas como uma maneira de complementaÃÃo das informaÃÃes coletadas. O local escolhido corresponde ao primeiro CAPS infantil do estado do Cearà e atende ao pÃblico infanto-juvenil de 67 bairros do municÃpio de Fortaleza. Para tanto, foi feito um levantamento documental dos prontuÃrios e das anotaÃÃes dos diÃrios de campo, assim como entrevistas semi-estruturadas com as crianÃas colaboradoras e suas cuidadoras, no perÃodo de agosto a dezembro de 2010. Os resultados encontrados apontam para a propriedade que as crianÃas tÃm de reconhecer e expressar suas formas diversas de vivenciarem o sofrimento psÃquico: agressividade, mudanÃas de humor, queixas de ansiedade, dificuldades escolares, dificuldade de aceitaÃÃo da realidade, estigma, violÃncia domÃstica e sexual. Por fim, a relevÃncia deste trabalho encontra-se na compreensÃo do sofrimento psÃquico pela Ãtica de quem o vivencia e na contribuiÃÃo para com pesquisas futuras, pois hà na literatura pouco material sobre o sofrimento psÃquico da crianÃa respeitando o discurso da mesma. A importÃncia tambÃm à dada como um conhecimento que pode facilitar a reorientaÃÃo de melhores prÃticas profissionais e de polÃticas pÃblicas voltadas para a saÃde mental infantil.

ASSUNTO(S)

saude publica crianÃa estresse psicolÃgico teoria psicanalÃtica teoria winnicottiana. narrativas. child psychological suffering psychoanalysis winnicottian theory narratives

Documentos Relacionados