Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade.
AUTOR(ES)
Marcelo Sousa Brito
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Esta dissertação tem como objetivo recontar a história de uma cidade a partir do encontro do indivíduo e um lugar escolhido por ele, fazendo uma leitura de um lugar bem guardado e escondido na memória. Tendo como premissa a existência desse lugar, um diálogo entre teatro e cidade foi estabelecido, utilizando a cidade de Itambé, no sudoeste baiano, como laboratório para a construção de um texto que possa invadir esta cidade com uma outra história, a história de quem vive este espaço urbano. Os caminhos utilizados para atingir os objetivos foram diversificados e, para tanto, o trabalho foi centrado em metodologias participativas que visam à construção coletiva de conhecimento, a partir da convivência com os moradores. Para isso, a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty foi de fundamental importância na construção desta dramaturgia do espaço, a partir de suas reflexões sobre os fenômenos existentes na relação entre o indivíduo e o lugar que ele habita. Autores como Beatriz Sarlo, Antônio Araújo, André Carreira, Peter Brook, Hannah Arendt e Jean-Pierre Ryngaert foram muito importantes como embasamento teórico no estudo da memória, da ação, do discurso e do cotidiano na dramaturgia contemporânea. Na segunda parte da pesquisa, os depoimentos foram reunidos e, juntamente com a comunidade, um texto dramático foi criado, recontando a história deste lugar e apresentando questionamentos atuais dos habitantes que lá vivem, dentro de uma ação cênica fragmentada por toda a cidade.
ASSUNTO(S)
fenomenologias dramaturgias cidade ação cênica phénoménologies dramaturgies ville actions scéniques teatro
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