PatrimÃnio cultural e autenticidade: montagem de um sistema de indicadores para o monitoramento

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Nos Ãltimos quarenta e cinco anos, uma noÃÃo vem sendo continuamente discutida no Ãmbito da conservaÃÃo do patrimÃnio cultural: a de autenticidade. Mesmo com os avanÃos alcanÃados no sentido de construir entendimentos mais substanciais para o conceito e como deve ser realizada sua verificaÃÃo, à ainda latente a necessidade de maiores aprofundamentos. Conceitualmente, pode-se afirmar que a autenticidade nÃo foi ainda discutida satisfatoriamente, especialmente quando se tem em vista sua complexidade. A abordagem da UNESCO pauta-se na definiÃÃo de atributos para a autenticidade, como se sua verificaÃÃo pudesse seguir a lÃgica de um checklist. Essa forma de tratar a noÃÃo à questionada, posto que se entende que entre esses atributos hà uma relaÃÃo, que à responsÃvel pela feiÃÃo do bem cultural, e à ela que determina sua autenticidade. Em termos operacionais, a pouca precisÃo conceitual com que à tratada implica um problema prÃtico: como verificar se um bem cultural à autÃntico. Entende-se ser possÃvel estabelecer procedimentos objetivos para se aferir a percepÃÃo da autenticidade, a partir do que se denomina juÃzo quantificado, que trata da associaÃÃo de uma escala quantitativa a um julgamento qualitativo. Nesses termos, esta tese propÃs-se a construir um sistema de indicadores para o monitoramento da autenticidade do patrimÃnio cultural. Como sistema, envolveu em sua construÃÃo questÃes teÃricas e operacionais. No que concerne aos aspectos teÃricos, para superar as limitaÃÃes conceituais identificadas no Ãmbito da ConservaÃÃo urbana, foi imprescindÃvel estabelecer aportes de outras duas Ãreas de estudo que se debruÃaram sobre o tema: a Teoria e crÃtica da arte e o Turismo cultural. A partir dessas distintas visÃes, foram obtidos subsÃdios para se reelaborar o entendimento de autenticidade dos bens culturais. Assim, primeiramente, foram definidas premissas teÃricas e metodolÃgicas balizadoras do entendimento da autenticidade e de sua operacionalizaÃÃo. Em seguida, foi proposta uma abordagem baseada na definiÃÃo de trÃs dimensÃes da autenticidade de bens culturais: a construtiva, a objetiva e a expressiva. Delimitada a conceituaÃÃo, partiu-se para a definiÃÃo dos procedimentos operacionais envolvidos na aplicaÃÃo do sistema de indicadores, que foram estruturados a partir de quatro etapas: construÃÃo do conjunto de indicadores da autenticidade, validaÃÃo dos indicadores por parte dos grupos sociais diretamente envolvidos com o bem, verificaÃÃo da autenticidade do bem a partir de tais indicadores e validaÃÃo dos resultados pelos grupos sociais. Todos os procedimentos envolvidos em cada uma dessas etapas foram detalhados e o sistema foi parcialmente aplicado a um objeto empÃrico, o conjunto urbano constituÃdo pelo PÃtio de SÃo Pedro dos ClÃrigos, Recife, Pernambuco. A sua aplicaÃÃo prÃtica possibilitou a realizaÃÃo de ajustes e aperfeiÃoamentos e, assim, pÃde ser concluÃda a concepÃÃo do sistema de indicadores da autenticidade de bens culturais proposto nesta tese. Com isso, espera-se que um novo caminho para a realizaÃÃo do julgamento da autenticidade dos bens culturais possa ser seguido, baseado em procedimentos cientÃficos, conduzidos por especialistas e passÃveis de ser repetidos ao longo do tempo

ASSUNTO(S)

autenticidade (filosofia) cultural heritage sÃtios histÃricos - conservaÃÃo e restauraÃÃo monitoring patrimÃnio cultural authenticity arquitetura e urbanismo planejamento urbano system of indicators

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