PÃs-modernidade: mistificaÃÃo e ruptura da dimensÃo de totalidade da vida social no capitalismo contemporÃneo

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

O objeto desta pesquisa à a constituiÃÃo, na atualidade, de uma suposta sociedade pÃsmoderna edificada a partir do que seria a âcrise da modernidadeâ. Uma parte considerÃvel dos intelectuais - num grande e diversificado esforÃo de caracterizar as implicaÃÃes do movimento histÃrico contemporÃneo no Ãmbito da sociedade capitalista em reestruturaÃÃo nas Ãltimas quatro dÃcadas - tem tornado lugar comum a indicaÃÃo de uma situaÃÃo histÃrica sem precedentes que configuraria nÃo apenas uma modernidade dÃmodÃ, mas para alÃm disso, estÃo proclamando o fim da modernidade e de suas articulaÃÃes fundamentais. Esta discussÃo insurge na conjuntura precisa das transformaÃÃes econÃmicas e polÃticas dos anos 60, e abre um leque de questionamentos que apontam, pois, para a instauraÃÃo de uma sociedade pÃs- moderna, marcada por uma modalidade de âculturaâ e de âracionalidadeâ totalmente nova. Neste Ãnterim, o pensamento pÃs- moderno significaria, simultaneamente, uma crÃtica e uma ruptura com a modernidade, com implicaÃÃes que atingiriam desde a vida cotidiana atà a produÃÃo do conhecimento social. Para apreendermos criticamente este momento sÃcio-histÃrico ancoramos nossas anÃlises nas categorias fundamentais do pensamento marxiano - por entendermos que este configura uma superaÃÃo dialÃtica, das formas unilateralizadas de pensamento prÃprias do desenvolvimento da sociedade capitalista em sua fase de decadÃncia ideolÃgica - e nas contribuiÃÃes do escritor hÃngaro Georg LukÃcs. Nestes termos, realizamos um estudo bibliogrÃfico a partir da obra de trÃs autores pÃs- modernos de grande trÃnsito e representatividade no debate acadÃmico contemporÃneo, quais sejam: Jean-FranÃois Lyotard, Michel Maffesoli e Boaventura de Sousa Santos. Focalizamos nossos esforÃos nas linhas centrais do pensamento de cada um destes autores de modo a analisar as argumentaÃÃes por eles constituÃdas como forma de lanÃar luzes sobre a nossa hipÃtese central, qual seja: nÃo existe uma sociedade pÃsmoderna. Logo, se comprovado este entendimento, a idÃia de uma sociedade pÃs-moderna seria na verdade um mito prÃprio e funcional Ãs relaÃÃes reificadas do sistema capitalista em sua fase tardia, que no plano do pensamento, constituiria um falseamento da realidade social justamente por romper com a dimensÃo de totalidade que à intrÃnseca a mesma

ASSUNTO(S)

post-modern society sociedade pÃs-moderna servico social sociedade capitalista marxiano thought pensamento marxiano capitalist society

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