Parâmetros fisiológicos e reprodutivos de machos caprinos Saanen criados em clima tropical. / Physiological and reproductive males Saanen goats raised in tropical climate.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

21/07/2010

RESUMO

O estudo objetivou avaliar a influência de fatores climáticos sobre os parâmetros fisiológicos, reprodutivos e endócrinos de bodes Saanen criados em clima tropical em diferentes períodos do ano. Os períodos do ano foram classificados de acordo com a pluviosidade em: chuvoso, transição chuvoso-seco, seco e transição seco-chuvoso. Foram utilizados nove reprodutores, os quais tiveram seus dados fisiológicos de temperatura retal (TR), frequência respiratória (FR), frequência cardíaca (FC) e temperatura superficial (TS) coletados três vezes por semana, pela manhã (9h) e à tarde (13h). Quinzenalmente foi coletado o sêmen dos bodes Saanen por vagina artificial para avaliar libido, volume do ejaculado, concentração, motilidade massal (MM), motilidade individual progressiva (MIP), porcentagem de espermatozóides móveis (PEM) e patologias espermáticas (PE). Também foi mensurada a circunferência escrotal (CE) e, as temperaturas superficiais dos testículos (TST), para verificar a existência de variações sazonais dos parâmetros reprodutivos. Quinzenalmente foi coletado o sangue dos reprodutores Saanen para verificar os níveis séricos de testosterona (T), triiodotironina (T3), tiroxina (T4) e cortisol (C), nos diferentes períodos do ano. Os dados foram expressos em média e erro padrão e avaliados por ANOVA, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey com probabilidade de 5% de erro. Os resultados mostram que bodes Saanen estão susceptíveis ao estresse térmico em qualquer época do ano, sendo o período de transição seco-chuvoso o mais crítico. Independente da época do ano observou-se que no turno da tarde ocorre maior desconforto ambiental para os animais, pois a TR, FR, FC e TS estão mais elevadas. Os parâmetros climáticos também tiveram influência sobre os parâmetros reprodutivos, principalmente no período seco onde a temperatura ambiente (TA) mais elevada (P<0,05), diminui a qualidade seminal (P<0,05), uma vez que houve diminuição da PEM (P<0,05) e aumento das PE (P<0,05), no entanto, a CE, a TST e as concentrações séricas de T aumentaram (P<0,05). Os níveis de T3 diminuíram no período de transição secochuvoso (P<0,05) em relação aos outros períodos do ano, enquanto os níveis de T4 não variaram entre os períodos (P>0,05), já os níveis de cortisol variaram em todos os períodos (P<0,05), sendo seu valor máximo no período de transição seco-chuvoso. Conclui-se que, bodes Saanen sofrem situações de estresse térmico quando criados em clima tropical e há variações sazonais transitórias dos parâmetros reprodutivos, sendo o primeiro semestre o período mais favorável para a reprodução, e o período de transição seco-chuvoso o mais crítico para os animais, estando os resultados dos dados climáticos, em consonância com as respostas fisiológicas e os perfis hormonais.

ASSUNTO(S)

parâmetros reprodutivos parâmetros hormonais parâmetros fisiológicos clima tropical caprinos saanen reproducao animal tropical climate saanen caprine physiological parameters hormonal parameters reproductive parameters

Documentos Relacionados