Paixões, transgressões e tragédias: as missões populares urbanas e campestres (Província Jesuítica do Paraguai, primeira metade do século XVIII).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta dissertação aborda as missões populares urbanas e campestres promovidas por missionários jesuítas, na segunda metade do século XVIII, na ampla região sob jurisdição da Companhia Jesuítica do Paraguai. A reconstituição das motivações, das estratégias empregadas e dos efeitos dessas missões sobre as populações dos centros urbanos e das áreas rurais platinas, foi feita a partir das Cartas Ânuas da Província Jesuítica do Paraguai, referentes ao período de 1720 a 1760. A análise que empreendi desta documentação revelou a construção de um discurso que atribuía às paixões enquanto desencadeadoras do excesso e do descontrole o desregramento dos comportamentos e da moral das populações citadinas e campesinas platinas e que justificava a promoção das missões populares para a sua (re) conversão. Nos três capítulos que compõem a dissertação, procurei destacar as particularidades, as aproximações e as distinções entre as missões populares urbanas e campestres, bem como enfocar as paixões como fator desencadeador de conflitos políticos e de ações revolucionárias que ocorreram na região do Prata, na primeira metade do século XVIII.

ASSUNTO(S)

popular missions contryside missões jesuíticas historia popular missions urban missões populares campestres missões populares urbanas jesuit missionaries

Documentos Relacionados