Paisagismo musical no nordeste brasileiro em quatro canções de Oswaldo de Souza: uma abordagem analítico-interpretativa / Paisagismo musical no nordeste brasileiro em quatro canções de Oswaldo de Souza: uma abordagem analítico-interpretativa
AUTOR(ES)
John Kennedy Pereira de Castro
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
Desenvolvida a partir da percepção de que o geofísico do sertão e do litoral nordestino brasileiro influenciaram as composições de Oswaldo de Souza (1904-1995), natural do Rio Grande do Norte, esta dissertação examina as canções de Oswaldo de Souza e Waldemar Henrique a fim de identificar aspectos em comum, listando elementos geofísicos da região norte e nordeste do Brasil pertinentes a ambos os compositores. Esta pesquisa também aborda as canções no que se refere às relações entre poema e música, extraindo delas indicações interpretativas baseadas nas características relacionadas ao geofísico a que os compositores se reportam. Esta análise foi realizada com base no Referencial de Análise de Obras Corais do Professor Dr. Marco Antônio da Silva Ramos da Universidade de São Paulo (USP); na dissertação de mestrado da cantora e professora Márcia Jorge Aliverti, da Universidade Federal do Pará, em sua dissertação de mestrado sobre as canções Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique, defendida na Escola de Comunicações e Artes da USP em 2003; na pesquisa biográfica realizada pelo professor e músico Cláudio Augusto Pinto Galvão; na entrevista com a professora e cantora Maria de Fátima de Brito realizada em 2009 e no parecer Técnico Pericial que ratifica que as anotações encontradas nas partituras das canções Juazeiro e Jangada foram, de fato, de Oswaldo de Souza. Este tema nos conduz a uma reflexão mais profunda sobre como entender o processo de composição nas canções de Oswaldo de Souza e sua confluência com a obra de Waldemar Henrique.
ASSUNTO(S)
análise musical canções interpretação legends of the amazon lendas amazônicas musical analyses northeast landscape oswaldo de souza oswaldo de souza paisagem nordestina performance songs waldemar henrique waldemar henrique
Documentos Relacionados
- Ciclos nordestinos 1, 2 e 3 para piano de Marlos Nobre: uma abordagem analítico-interpretativa
- Abordagem analitico-interpretativa da sonatina (1995) para violino e piano de Danilo Guedes Guanais
- Oswaldo de Souza : uma analise poetico-musical de suas canções para canto e piano
- Three piano waltzes of Radames Gnattali : an analytical-interpretive approach
- The tree sonatas for piano by José Peralva: a analytic and interpretative aproach