Padres Lazaristas no Cearà e a FormaÃÃo Educacional Confessionanal: seminÃrios e colÃgios (1864-1914) / Vincentians Fathers in Cearà and Education Confessionanal: seminaries and colleges (1864-1914)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

18/04/2012

RESUMO

No rol das aÃÃes efetivadas para continuar mantendo o controle social, a Igreja CatÃlica postou-se como guardià da sociedade e, a partir de uma visÃo tradicionalista, efetivou aÃÃes que desencadearam mudanÃas na maneira de ser dos diversos atores sociais dos diversos segmentos da sociedade, sejam em termos polÃticos, econÃmicos, propriamente religiosos, educacionais e comportamentais. Dentre as aÃÃes encampadas, o Processo de RomanizaÃÃo ocupou lugar central porque serviu de diretriz ao propÃsito disciplinador da referida instituiÃÃo catÃlica. O Estado do Cearà inseriu-se nesse contexto na medida em que foi instituÃdo seu bispado e instituÃdo o SeminÃrio Episcopal de Fortaleza. A presente proposta, que teve a pretensÃo de ser compreensiva, buscou delinear o conjunto de fatores que permitiram que os padres Lazaristas permanecessem por quase um sÃculo à frente da referida instituiÃÃo de ensino influenciando hÃbitos educacionais, intervindo, mesmo que indiretamente, na formaÃÃo de professores bem como na disseminaÃÃo da educaÃÃo confessional secundÃria. Destarte, a Igreja CatÃlica montou trincheiras na sociedade no intuito de garantir o monopÃlio da violÃncia simbÃlica, estendendo seu poder e disseminando-o atravÃs da educaÃÃo da juventude.

ASSUNTO(S)

historia da educacao igreja catÃlica padres lazaristas educaÃÃo confessional catholic church vincentians fathers education confessional lazaristas (vicentinos) â formaÃÃo - cearà â 1864-1914 igreja catÃlica â educaÃÃo â cearà â 1864-1914 igreja e educaÃÃo â cearà â 1864-1914

Documentos Relacionados