Outro modernismo em Minas: a trajetória marginal de Inimá de Paula

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

10/08/2011

RESUMO

O tema desta dissertação é analisar a obra do pintor mineiro Inimá de Paula (1918 - 1999) em perspectiva histórica, sob a hipótese de ser sua trajetória marginal à história do modernismo em Minas Gerais, centrada na figura do pintor e professor Alberto da Veiga Guignard e seus discípulos. Inimá participou da difusão e implantação do modernismo brasileiro no Ceará e no Rio de Janeiro nas décadas de 1940 e 50 antes de retornar para Minas em meados da década de 1960, onde consolidou sua carreira. A trajetória do artista testemunha um caminho atípico e discreto dentro da história da arte brasileira e que talvez por essa mesma razão constitui uma fonte instigante e provocadora, que levanta novas possibilidades de interpretação da modernidade artística no Brasil em termos históricos e críticos.

ASSUNTO(S)

inima, 1918- critica e interpretação teses. guignard, 1896-1962 critica e interpretação teses. modernismo (arte) minas gerais teses. modernismo (arte) brasil teses. arte brasileira teses. arte história teses. pintores minas gerais teses. teses eba.

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