Os três viadutos do Vale do Anhangabaú: aspectos históricos, construtivos e estruturais. / Viaducts of Vale do Anhangabaú: historical, contructive and structural concepts.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

11/05/2011

RESUMO

O presente trabalho buscou analisar os viadutos do Chá, tanto o antigo metálico como o atual em concreto armado, e o viaduto Santa Efigênia sob a perspectiva da engenharia estrutural, contemplando os aspectos históricos e construtivos. Como ponto de partida analisou-se o cenário em que estas construções se inserem e as aspirações de seus idealizadores, sendo fundamental compreender a evolução da cidade de São Paulo. Observando-se as diversas propostas que surgiram, face à necessidade da edificação destas passagens, analisaram-se quais eram os conceitos e as técnicas construtivas que vigoravam, possibilitando remontar parte da evolução da engenharia no Brasil. Por fim, uma maior ênfase foi dada à análise das estruturas, desde as fundações até o estudo mais criterioso da concepção estrutural adotada, aos materiais empregados, sistemas construtivos, disponibilidade de mão-de-obra para execução, acabamento e reformas dos viadutos. Esta dissertação busca analisar a evolução da engenharia estrutural no Brasil através de três obras símbolos de sua maior metrópole.

ASSUNTO(S)

chá viaducts concreto armado engenharia engineering estrutura estrutura metálica história history metal structure reinforced concrete santa efigênias viaduct são paulo são paulo structural analysis structure viaduto de chá análise estrutural viaduto santa efigênia

Documentos Relacionados