Os intelectuais na Terra de Vera Cruz : cinema, identidade e modernidade
AUTOR(ES)
Maíra Zenun de Oliveira
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Esta pesquisa trata da relação entre cinema, identidade e modernidade, a partir da análise sociológica sobre as especificidades da narrativa audiovisual desenvolvida pela Cia. Cinematográfica Vera Cruz, empreendimento que procurou consolidar o discurso de modernização da imagem socioeconômica da realidade brasileira através do projeto de industrialização do cinema nacional. A dissertação, portanto, tem como proposta apresentar alguns aspectos sociológicos da estrutura tecnológica que deu a base para as discussões desenvolvidas pelo campo artístico-intelectual brasileiro sobre a industrialização do cinema no Brasil em relação à própria consolidação da noção de identidade nacional. Nesse sentido, foram enfatizados dois contextos socio-históricos distintos de atuação do campo cinematográfico brasileiro: a fase dos pioneiros, que corresponde à virada do século XIX para o século XX, e o momento de consolidação e falência do primeiro projeto de indústria do cinema nacional com a criação da Vera Cruz, entre as décadas de 1940 e 1950. Para tanto, a dissertação está estruturada em três momentos analíticos distintos. O primeiro capítulo refere-se ao desenvolvimento de uma discussão sobre o cinema enquanto signo da modernidade brasileira, durante a virada do século XIX para o XX, contextualizando o surgimento de um pensamento cinematográfico nacional preocupado com a questão da industrialização da produção. O segundo capítulo trata da apreciação de dados sobre a Vera Cruz suas opções estéticas e técnicas, o formato e a estrutura criada pela empresa a partir de uma análise sobre o contexto sociocultural da época em que a companhia foi criada. Por fim, no terceiro capítulo foi realizada uma interpretação sócio-histórica e análise fílmica detalhada sobre as imagens que costuram o documentário Obras Novas Evolução de uma Indústria, produzido pela companhia em 1953, a fim de oferecer ao leitor uma imagem mais precisa sobre o discurso de modernização do Brasil elaborado pela Vera Cruz.
ASSUNTO(S)
identidade cinema sociologia modernidade
Documentos Relacionados
- Desejo de cinema, desejo de modernidade
- Apresentação - Cinema, educação e modernidade na perspectiva da extensão universitária
- Yes nos temos bananas : cinema industrial paulista : a Companhia Cinematografica Vera Cruz, atrizes de cinema e Eliane Lage. Brasil, anos 1950
- Auto-retrato de um sonhador : cinema, inadequação e melancolia
- Cinema, vontade de verdade e formação estética na educação