Os filhos de medusa e a involução urbana do Rio de Janeiro / The children of Medusa and urban involution of Rio de Janeiro
AUTOR(ES)
Washington Ramos dos Santos Junior
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
15/08/2011
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo compreender o que a Barra da Tijuca significa, e, para esse fim, utilizamos como método e fundamentação epistemológica a fenomenologia, por meio dos conceitos de Gestalt e de Intersubjetividade, ademais de se fundamentar na concepção de espaço enquanto dimensão do ser. Desse modo, estabelecemos uma abordagem histórica da fenomenologia da cidade, desde a ruptura trazida pela Renascença até o surgimento do Modernismo. Nesse sentido, Brasília e a experiência de sua modernidade tornam-se fundamentais para compreender a constituição da modernidade carioca, já que a transferência da capital era prevista desde 1891. A modernidade da Barra da Tijuca deriva da mimese carioca de Brasília, do AI 5 e da universalização da técnica do que se convencionou chamar de pós-moderno. Assim, da modernidade cosmopolita do final da década de 1950, vivencia, hoje, o pasticho cosmopolita que, no entanto, é decorrente da própria identidade do brasileiro, cuja imago definimos por meio da mãe-Medusa-filho narcisista.
ASSUNTO(S)
barra da tijuca barra da tijuca geografia urbana gestalt urbana intersubjectivity intersubjetividade modernidade modernity rio de janeiro rio de janeiro urban geography urban gestalt
Documentos Relacionados
- THE INFANTILE WORK AND THE PETI IN THE URBAN AREA OF RIO DE JANEIRO
- Transport and circulation in the reproduction urban spatial: considerations on the subway of Rio de Janeiro
- Cotidiano e questão urbana: o Rio de Janeiro entre as políticas públicas e a precarização
- DISCOURSES ABOUT URBAN ART IN RIO DE JANEIRO: THE LEGITIMATION OF GRAFFITI IN THE STREETS AND GALLERIES
- Cultura, memória e vida urbana: judeus na Praça Onze, no Rio de Janeiro (1920-1980)