Os estudantes movimentam a cidade: trajetórias, lutas e memórias do movimento estudantil em Montes Claros/MG (1980-1989)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A presente dissertação tem como objetivo analisar as movimentações estudantis em Montes Claros nos anos 1980. Tomando a cidade como lugar, procuramos analisar o trânsito dos estudantes pelos diversos espaços, na conquista de territórios de expressão sociopolítica, na constituição de formas de organização, mobilização, lutas, debates e no enfrentamento das questões educacionais e cotidianas que afligiam os jovens naquele momento. Elegemos os universitários como nossos sujeitos de pesquisa, problematizando suas trajetórias que reportam as movimentações nos grupos de jovens da Igreja, no movimento secundarista, nos partidos, associações de bairro, dentre outros espaços. Como a trajetória dos estudantes pela cidade acabou por vir a ser um objetivo do trabalho em virtude de que muitos militantes do movimento universitário transitaram no movimento secundarista, em vários momentos referenciamos as ações dos partícipes desses dois lugares a fim de problematizar esses percursos como momentos representativos da militância estudantil e da constituição desses sujeitos.

ASSUNTO(S)

historia movimentos sociais - montes claros (mg) - história culture and the city movimentos estudantis - montes claros (mg) - história movimento estudantil cultura e cidade montes claros estudantes - atividades políticas the student movement história social social history

Documentos Relacionados