Os adoçantes usados por tempo prolongado podem causar algum tipo de câncer ou outras doenças?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Espírito Santo

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Até a presente data, há evidências limitadas que indicam que o consumo humano dos edulcorantes não nutritivos (aspartame, sacarina, sucralose, estévia, ciclamato e acesulfame K) produz efeitos adversos em seres humanos.

Em modelos animais, há sugestões de uma ligação entre edulcorantes não nutritivos e alguns tipos de tumores, bem como modificações de microbiota intestinal que poderiam potencialmente levar a hiperglicemia. Existem alguns relatos clínicos de doenças auto-imunes em seres humanos que são descritos como possivelmente relacionados ao consumo de edulcorantes não nutritivos.

Complementação: A ingestão do adoçante não nutritivo aspartame foi inicialmente ligada a reações alérgicas, disfunção cognitiva e comprometimento neurológico. No entanto, os estudos não conseguiram confirmar essas preocupações. O Ciclamato foi proibido pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA como um aditivo alimentar em 1969 devido a um estudo controverso, que ligava uma mistura de sacarina / ciclamato ao câncer de bexiga em ratos. No entanto, em 1984, o Comitê de Avaliação do Câncer do FDA analisou a evidência existente e concluiu que o ciclamato não é cancerígeno.

Acesso: Este atributo não se refere apenas ao acesso físico à uma consulta médica, mas pode ter seu entendimento ampliado como acesso à informação de qualidade no sentido dos profissionais de compartilhar com as pessoas a decisão sobre saúde.

Material complementar:

Biblioteca Virtual em Saúde-BVS. Telessaúde Rio Grande do Sul. Segunda opinião formativa – SOF n. 3822. Como orientar pacientes diabéticos quanto ao uso do açúcar? Qual seria a melhor opção, açúcar ou adoçantes. 10 fev 2010. Acesso em 21 out 2017. Disponível em:

Telessaude ES. Vídeo de Webconferência : Diabetes Tipo 1: Manejo na Atenção Primária à Saúde. (Aprox. 36 min.). Palestrante: Nadia Kleine (Médica endocrinologista pediátrica ); Carmen Nielsen (Debatedora) . Apresentado em 08 dez 2015. Disponivel em:

1. Laviada-Molina H, et al. Non-nutritive sweeteners for the prevention or treatment of being overweight or obesity (Protocol). Cochrane Database of Systematic Reviews [internet] 2016 aug [acesso em 19 Jul 2018], Issue 8. Art. No.: CD012298. Disponível em: 

DOI: 10.1002/14651858.CD012298

ASSUNTO(S)

promoção da saúde gestor a45 educação em saúde/aconselhamento/dieta doença crônica edulcorantes neoplasias prevenção e controle do câncer

Documentos Relacionados