Organizações de direitos humanos e ação coletiva transnacional: análise do caso da Conectas-Direitos Humanos. / Human right organizations and transnational collective action: analysis the Conectas-Direitos Humanos case.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

23/02/2012

RESUMO

Este trabalho trata de interface entre os processos de globalização e o campo dos direitos humanos, analisando seus impactos nas relações transnacionais envolvendo atores estatais e não-estatais principalmente no âmbito da ordem mundial pós-Guerra Fria. Através do estudo de caso de uma Organização Não-Governamental (ONG), a Conectas-Direitos Humanos, demonstra-se que estes novos atores se mobilizam e se interligam pela promoção e proteção dos direitos humanos para além do cenário político doméstico, construindo relações transnacionais cada vez mais densas em fluxos e redes de denúncia, monitoramento e contestação. A dissertação está estruturada em três partes principais, a saber: (i) processos de globalização e os direitos humanos no Brasil contemporâneo, observando o papel das organizações da sociedade civil na formação de um Estado-Democrático de Direito, consolidando-o e expandindo-o; (ii) processos de internacionalização dos direitos humanos, nos âmbitos externos e doméstico do Estado brasileiro, passando pela Carta Magna de 1988; (iii) estudo de caso da ONG Conectas-Direitos Humanos e análise de suas estratégias de ação transnacional na promoção e defesa dos direitos humanos.

ASSUNTO(S)

ação coletiva transnacional organizações não-governamentais globalização direitos humanos onectas-direitos humanos transnational collective action non-governmental organizations globalization human rights conectas-direitos humanos administracao

Documentos Relacionados