Ordem sinuosa: o barroco em Avalovara

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Esta dissertaÃÃo pretende responder ao desconhecimento que a obra de Osman Lins suscita. Um vazio carregado de significaÃÃo. As inÃmeras traduÃÃes, para o alemÃo, para o francÃs, para o italiano e inglÃs, de boa parte de sua obra traduzem a aÃÃo e raio de sua importÃncia. De circunferÃncia larga, enraizada no nordeste brasileiro, em Pernambuco, terra nativa. Ao mesmo tempo a recepÃÃo là de sua obra à para nÃs uma contra-celebraÃÃo. Hà o que festejar no entusiasmo deles por obra que, nossa, permanece-nos estranha? Apesar das limitaÃÃes de nosso texto, esperamos sobrepor um sinal sobre a interrogaÃÃo branca â da cor de pÃginas sem leitores â que envolve a produÃÃo literÃria de Osman Lins. O nosso presente nos cobra esse olhar revisionista, olhar crÃtico: faz-me esticar a atenÃÃo ao que, ao lado, arrefecia no silÃncio. à preciso fazÃ-lo, moeda de valor, circular. Muito de nossa complexidade social e de intrincada realidade cultural ali respira. Avalovara, livro de 1973, à nosso objeto. A literatura como ato condensador, inventivo, cintilando seu reflexo estelar sobre um mar diÃrio de entorpecimento. A poÃtica de Avalovara, mais um fio na urdidura da teia encentrada na literatura. O olhar crÃtico à um olhar com e para. Com a obra e sempre na mira de um sentido, de uma interpretaÃÃo. Olhar que assume sob o diÃmetro de suas limitaÃÃes os riscos interpretativos, que podem, sem atenÃÃo, minar a visÃo, infeccionÃ-la, inutilizÃ-la. Toda interpretaÃÃo entÃo à parcela do objeto que constitui. Rastreamos os caracteres barrocos de Avalovara, demonstrando sua modernidade e sintonia com o presente a partir da moderna idÃia de barroco contemporÃneo. Barroco tecido em suas correspondÃncias estÃticas com o presente. A colheita desses elementos barroquizantes, sua leitura, possibilita-nos compor a imagem barroca da obra para, a partir dela, explorar suas relaÃÃes com a literatura moderna e com a aÃÃo da poÃtica no mundo contemporÃneo

ASSUNTO(S)

teoria literaria literatura brasileira literatura barroca brasileira interpretaÃÃo crÃtica osman lins avalovara

Documentos Relacionados