Oportunidades de negócios em indústrias criativas: uma visão prospectiva na cidade de Fortaleza. / Business opportunities in creative industries: a prospective view in the city of Fortaleza.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

31/10/2008

RESUMO

O presente trabalho contempla o estudo das Indústrias Criativas e o seu potencial como opção para o empreendedorismo na cidade de Fortaleza, dentro de um contexto sócio-econômico que apresenta continuamente menor dependência da industrialização e das atividades urbanas tradicionais. Assim, verifica-se uma tendência para o florescimento de uma economia diferenciada, ampliando as oportunidades para novos empreendimentos nos segmentos das atividades criativas, pautadas em idéias, no fluxo de bens simbólicos e de manifestações culturais. Sob a luz da Teoria Eclética do Empreendedorismo e de amplo referencial teórico acerca da Economia Criativa, o objetivo desta dissertação é apontar as oportunidades emergentes de negócios nos segmentos das Indústrias Criativas de Fortaleza. A abordagem metodológica utilizada para o desenvolvimento do presente estudo é o multimétodo. Inicialmente, é implementada uma Survey junto a 150 profissionais vinculados ao setor criativo. Os dados são analisados descritivamente e com auxílio de análise multivariada, compreendendo uma análise fatorial. Complementarmente, é realizado um Grupo Focal com a participação de representantes de diferentes setores das Indústrias Criativas, cujo tratamento das informações obtidas se dá através da Análise de Conteúdo. O Capital Humano e a Tecnologia se apresentam como os principais fatores determinantes do empreendedorismo no segmento em questão. As oportunidades econômicas também estão relacionadas à Tolerância, Flexibilidade Empresarial e às Oportunidades de Emprego. Os resultados obtidos indicam boas chances para a consolidação de novos negócios nos segmentos de Festivais, Shows e Eventos; Tecnologia de Informação e Desenvolvimento de Softwares; Turismo Cultural; Áudio Visual (Cinema, Multimídia, Rádio, Vídeo e Televisão); Jornalismo, Publicidade e Propaganda; e Artes Visuais (Fotografia e Design). Entretanto, conclui-se que há uma necessidade de políticas públicas que estimulem a atração e retenção da classe criativa local, bem como a formatação de clusters criativos para consolidação dos negócios.

ASSUNTO(S)

indústrias criativas empreendedorismo economia criativa administracao creative industries entrepreneurship creative economy

Documentos Relacionados