Opera and historical representation in Carlos Gomes works / Opera e representação historica na obra de Carlos Gomes
AUTOR(ES)
Denise Scandarolli Inacio
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Dentre os grandes nomes da arte brasileira, mais precisamente da música, se encontra o de Antônio Carlos Gomes. Suas composições, cujo estilo operístico é o mais consagrado, e sua trajetória como artista foram apontados em vários discursos de diferentes épocas como exemplo de êxito da arte brasileira e, em alguns deles, utilizado como representação do nacional ou exaltação do mesmo. Essa visão da existência de uma postura ideológica nacionalista, sem uma definição clara do que significa o termo, permeia a análise de suas obras até os dias atuais. Mas, em meio aos vários discursos sobre o compositor, esta dissertação busca compreender qual foi o discurso estruturado por seus conterrâneos no decorrer de seu percurso profissional, enfocando a relação entre seu trabalho e a crítica musical, além da construção de sua própria imagem como compositor, ou seja, uma releitura da trajetória do compositor a partir dos textos críticos publicados nos jornais da Corte brasileira (Rio de Janeiro) e das correspondências deixadas pelo artista.
ASSUNTO(S)
identidade opera brazil musica - historia music identity
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000428999Documentos Relacionados
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