Ocorrencia de tuberculose causada por Mycobacterium bovis em bovinos abatidos em frigorificos no Estado de Mato Grosso, Brasil.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

A tuberculose bovina causa prejuízos à pecuária e risco à saúde pública. Este trabalho objetivou associar recursos diagnósticos complementares ao exame post mortem. Foram examinados 57641 animais abatidos entre novembro de 2004 e agosto de 2005 em tres matadouros-frigorificos sob Inspeção Estadual, dos quais 27 (0,05%) foram condenados por apresentarem linfonodos com lesões sugestivas de tuberculose, que foram avaliados histopatológica, bacteriologica e molecularmente. A histopatologia revelou lesões granulomatosas características de tuberculose em 23 (85,2%) das amostras. Entre 24 a 87 dias de cultivo, seis (22,2%) amostras apresentaram isolamento de colonias com morfologia compatível com Mycobacterium bovis. A reação em cadeia da polimerase (PCR) e análise da PCR por enzimas de restrição (PRA) possibilitaram identificar o genero Mycobacterim em todas as seis amostras isoladas, sendo quatro (66,7%) amostras, a espécie Mycobacterium bovis, e uma, a subespécie Mycobacterium paratuberculosis. Em nenhuma das 27 amostras cl?nicas foi determinada a etiologia pela PCR. Os resultados permitem concluir que a tuberculose causada por M. bovis está presente em bovinos de corte do Estado de Mato Grosso. A otimização das técnicas de isolamento e de padronização dos métodos moleculares para estabelecimento de diagnóstico definitivo a partir de amostras clínicas à uma área demandante de pesquisa.

ASSUNTO(S)

histopatologia mycobacterium bovis bacterial isolation mycobacterium paratuberculosis tuberculose nos bovinos histopathology polimerase chain reaction reacao em cadeia da polimerase isolamento bacteriano doencas infecciosas de animais

Documentos Relacionados