Ocorrência da infecção pelo Vírus da Leucemia Felina (FeLV) em gatos domésticos do município do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense e análise dos fatores de risco para a infecção. / Occurrence of Feline Leukemia Virus infection (FeLV) in domestic cats of the Rio de Janeiro city and Baixada Fluminense region and analysis of involved risk factors of in the infection.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo pesquisar a ocorrência da infecção pelo Vírus da Leucemia Felina (FeLV) em gatos domésticos do município do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense e também analisar fatores de risco envolvidos na infecção por este retrovírus. Para esta finalidade, esfregaços de sangue periférico de 1.094 gatos foram submetidos ao teste de imunofluorescência indireta para pesquisa de antígeno viral e os dados relativos aos animais, tais como o sexo, idade, raça, acesso à rua, vida sexual, moradia, número de contactantes e sintomas e/ou sinais clínicos foram registrados em fichas individuais. Do total de amostras analisadas, 11,52% apresentaram positividade para o teste, correspondendo a 11,49% de ocorrência da infecção em animais do município do Rio de Janeiro e 11,62% da Baixada Fluminense. O teste de qui-quadrado foi utilizado para a análise descritiva de todas as variáveis levantadas, onde apenas as variáveis que apresentaram significância foram incluídas na análise multivariada, através da regressão logística. De acordo com estas análises, o acesso à rua, a faixa etária entre 1 e 5 anos de idade e a convivência com demais gatos na faixa entre 6 e 15 gatos e acima de 15 gatos foram fatores de risco para a infecção pelo FeLV.

ASSUNTO(S)

fatores de risco. epidemiologia vírus da leucemia felina risk factor medicina veterinaria feline leukemia virus epidemiology

Documentos Relacionados