ObtenÃÃo de estruturas hÃbridas absorvedoras de radiaÃÃo eletromagnÃtica na faixa de microondas aplicadas no setor aeronÃutico.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2000

RESUMO

Os materiais absorvedores de radiaÃÃo, quando atingidos por uma onda eletromagnÃtica, tÃm a sua estrutura molecular excitada, fazendo com que parte da energia incidente seja convertida em energia tÃrmica. Normalmente, esses absorvedores contÃm em suas formulaÃÃes aditivos como materiais carbonosos, ferritas e polÃmeros condutores. O presente trabalho estuda o processamento de absorvedores hÃbridos via colagem de mantas polimÃricas, colmeias e espumas, todas impregnadas com ferrita de MnZn e negro de fumo. Esta ferrita foi previamente selecionada por comparaÃÃo com as ferritas de NiZn e MgZn. A caracterizaÃÃo dos materiais obtidos foi realizada pelo uso dos mÃtodos do arco NRL e de inserÃÃo entre antenas, na faixa de 8 a 16 GHz. Os resultados mostram que as diferentes combinaÃÃes dos aditivos geram materiais com diferentes nÃveis de atenuaÃÃo da radiaÃÃo incidente, sendo que os mais eficientes foram os obtidos como mantas de silicone dopadas com ferrita de MnZn e negro de fumo na proporÃÃo de 50/40/10, m/m, respectivamente, atenuando a radiaÃÃo em torno de -10 dB. Foi verificado, tambÃm, que a atenuaÃÃo da radiaÃÃo nos absorvedores hÃbridos à definida pela primeira camada, mostrando que o processamento desses materiais à complexo, necessitando de estudos adicionais para melhorar a adesÃo entre as diversas camadas e, conseqÃentemente, o casamento de impedÃncia entre os diferentes materiais.

ASSUNTO(S)

revestimentos anti-radiaÃÃo ferritas materiais compÃsitos absorvedores (materiais) microondas compÃsitos de matrizes polimÃricas

Documentos Relacionados