Objeto ambíguo: arte e estética na experiência contemporânea, segundo H. R. Jauss

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Este trabalho examina a Estética da Recepção de Hans Robert Jauss como alternativa teórica para a arte e a experiência estética moderna e contemporânea. A princípio analisamos sua proposta de um novo paradigma de investigação histórica da arte para, logo em seguida, revermos os pressupostos teóricos que substituem a tradicional estética da representação por uma estética da recepção, e quais conceitos a fundamentam. Analisamos então a convicção do autor segundo a qual a arte moderna e contemporânea devem ser compreendidas a partir de uma teoria que ultrapasse as posições tradicionais tais como a perfeição formal da obra, o modelo de criação imitadora e o ideal de recepção contemplativa e aborde a nova atividade estética realizada pelo receptor após o período de autonomia da arte. Nomeada objeto ambíguo, a obra de arte contemporânea esfacela os limites entre arte e realidade extra-artística, coloca o receptor na postura de co-produtor, propondo-lhe, por fim, assumir uma postura teórica a fim de determinar as qualidades estéticas de um objeto indeterminado. Veremos então a atuação da autonomia da arte no processo de abstração da obra concomitantemente à sua abertura à participação do leitor e crescente exigência de uma postura teórica.

ASSUNTO(S)

jauss, hans robert, 1921- estetica teses. arte moderna sec. xx. teses. filosofia teses.

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