O uso e a efetividade de modernas práticas de gestão do trabalho e da produção: um survey compreensivo da indústria brasileira.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Esta dissertação buscou identificar o uso atual, a efetividade e as perspectivas de uso futuro de um conjunto de doze práticas inovadoras de gestão do trabalho e da produção, a saber: Reengenharia de Processos, Terceirização, Parceria na Cadeia de Suprimentos, Cultura de Aprendizagem, mpowerment, Trabalho em Equipe, Manutenção Produtiva Total, Engenharia Simultânea, Tecnologia Integrada Baseada em Computador, Célula de Produção, Produção Just in Time, Gestão da Qualidade Total. Para tal, foi realizado um survey por meio de entrevistas telefônicas, com um conjunto de 220 diretores e gerentes da área de produção de empresas industrias com mais de 150 empregados, em todo o território nacional. Os gestores avaliam de forma bastante positiva a capacidade das práticas investigadas de responder à critérios de qualidade, custos e velocidade de resposta. Os resultados encontrados apontam ainda, para a emergência de um novo modelo de organização do trabalho e da produção que surge a partir da exposição da economia brasileira à competição internacional na década de noventa, baseado na cooperação e na interdependência inter e intrafirmas.

ASSUNTO(S)

organizational change brazilian industry administracao da producao mudança organizacional innovation inovação práticas de gestão indústria nacional management practices

Documentos Relacionados