O uso de tÃcnicas de realidade virtual e aumentada na simulaÃÃo de prÃtese de membros superiores

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Atualmente com o grande desenvolvimento tecnolÃgico das ciÃncias em geral, a humanidade busca recursos para promover uma vida longa e saudÃvel, novas tÃcnicas sÃo criadas para aumentar a qualidade de vida das pessoas, contudo ainda existem muitas Ãreas que necessitam de pesquisas, uma destas à a recuperaÃÃo de pacientes amputados a prÃteses. A tecnologia de construÃÃo de prÃteses està em constante pesquisa, mas a adaptaÃÃo dos pacientes a essas prÃteses à lenta e desgastante, neste sentido essa dissertaÃÃo tem como objetivo investigar tÃcnicas computacionais que suportem simulaÃÃes e treinamento de prÃteses atravÃs da interaÃÃo com uma interface grÃfica que estimule pacientes ao uso de prÃteses para isso o a adoÃÃo de tÃcnicas de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), consagradas pelo poder de imersÃo, interaÃÃo e navegaÃÃo. Inicialmente, realizou-se um levantamento das caracterÃsticas dos sistemas de classificaÃÃo e simulaÃÃo dos movimentos de membros superiores. Com base nestes estudos, procurou-se definir as limitaÃÃes dos sistemas existentes em termos da exibiÃÃo em ambientes virtuais. PropÃs-se um sistema que possibilite aos usuÃrios superar as dificuldades da sua deficiÃncia. Com isso, obteve-se a integraÃÃo de sistemas de aquisiÃÃo atravÃs de uma interface grÃfica tridimensional (3D). Com a classificaÃÃo dos movimentos dos membros a partir da anÃlise de um sinal BiomÃdico mais especificamente Eletromiograma, proveniente das contraÃÃes muscular muito utilizado no controle de prÃteses biomecÃnicas.

ASSUNTO(S)

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