O trabalho colaborativo no cinema de Ken Loach
AUTOR(ES)
Soares, Marcos César de Paula
FONTE
Ilha Desterro
DATA DE PUBLICAÇÃO
20/05/2019
RESUMO
Resumo: O artigo parte da análise da cena inicial do filme Eu, Daniel Blake do cineasta inglês Ken Loach para discutir o contexto em que se iniciou a carreira do cineasta, em meio ao debate inglês sobre as heranças do Naturalismo na literatura e no cinema. Em seguida, o artigo se voltará para algumas das consequências práticas desta discussão no que tange aos métodos de trabalho colaborativos adotados pelo diretor para garantir aquilo que ele chama de “autenticidade do retrato da vida das classes trabalhadoras inglesas”.Abstract: This article begins by proposing an analysis of the initial sequence of Ken Loach’s I, Daniel Blake in order to discuss the context in which the director began his career, in the midst of the English debate on the heritage of Naturalism in literature and film. The article will then reflect on some of the practical consequences of this discussion, especially in relation to the methods of collaborative work employed by the director in order to ensure what he calls the “authenticity of the protrait of the English labouring classes”.
Documentos Relacionados
- O cinema de Ken Loach e a refuncionalização de materiais estético-políticos
- O CINEMA E A LITERATURA VÃO À GUERRA: O CONFLITO CIVIL ESPANHOL (1936-1939) NA PERSPECTIVA DE GEORGE ORWELL E KEN LOACH
- TRABALHO COLABORATIVO EM REDE NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES
- O Trabalho no Cinema (e uma socióloga na plateia)
- O desenvolvimento profissional de professoras iniciantes mediante um grupo colaborativo de trabalho