O tombamento do conjunto arquitetônico e urbanístico de São João Del-Rei: negociação e conflito entre projetos de apropriação e uso do patrimônio cultural (1938-1967)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

05/03/2012

RESUMO

O objetivo deste trabalho é descrever e elucidar as tensões decorrentes do tombamento doconjunto arquitetônico e urbanístico de São João del-Rei entre os anos de 1938 e 1967, emuma conjuntura de transformação acelerada da paisagem urbana da cidade. Procuramosinvestigar como se deu a implementação e condução das políticas de preservação dopatrimônio cultural em São João del-Rei, assim como a relação entre os atores envolvidoscom essa prática, no caso, os técnicos do Serviço do Patrimônio Histórico e ArtísticoNacional (SPHAN) e os agentes sociais locais reunidos em torno do espaço relacional daAssociação Comercial de São João del-Rei. Partimos da premissa de que a seleção dos itens aserem tombados e consagrados como patrimônio cultural é uma operação política que envolvesempre tensões, negociações e conflitos de interesses. Nessa perspectiva, assinalamos aemergência de um campo de conflito em torno das fronteiras e formas de uso, apropriação epossessão dos bens simbólicos da cidade de São João del-Rei. Nesse campo, os atores comprojetos distintos de apropriação e uso da cidade disputaram o próprio poder de definição dosobjetos que poderiam ser legitimamente sancionados como patrimônio e, portanto, dignosde ser transmitido às gerações futuras.

ASSUNTO(S)

brasil. secretária do patrimônio histórico e artístico nacional. história teses. patrimônio cultural teses. são joão del rei (mg) história teses.

Documentos Relacionados