O sujeito reconstruído: sobre algumas imagens mallarmaicas na obra de Alejandra Pizarnik
AUTOR(ES)
Bento, Sérgio
FONTE
Estud. Lit. Bras. Contemp.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011-12
RESUMO
Resumo A leitura da obra poética da argentina Alejandra Pizarnik revela ao leitor atento um emaranhado de imagens que remetem a um dos ícones da poesia moderna, o francês Stéphane Mallarmé. Entretanto, nota-se, ao mesmo tempo, uma radical mudança de comportamento do sujeito poético da autora, que em vez de desaparecer no teatro autorreferente do significante - como na obra mallarmaica -, infla-se e transforma o mundo externo em sua extensão. O que tal artigo sustenta é que esse movimento se dá em resposta ao enfraquecimento e à fragmentação que caracterizam o dito sujeito contemporâneo.
ASSUNTO(S)
stéphane mallarmé alejandra pizarnik sujeito contemporâneo
Documentos Relacionados
- Algumas considerações sobre o sujeito na psicose
- Apresentação e tradução das obras La última inocencia e Las aventuras perdidas, de Alejandra Pizarnik
- Alejandra Pizarnik e a Condessa Sangrenta: uma análise do simbólico nas ilustrações góticas de Santiago Caruso
- Uma ponte sob a morada do ser: proposta de leitura heideggeriana de Ãrbol de Diana de Alejandra Pizarnik
- Algumas considerações sobre a obra