O suicídio no Estado do Ceará: estudo de epidemiologia ecológica. / Suicide in the state of Ceara: environmental epidemiology study.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

14/12/2010

RESUMO

Objetiva estudar a ocorrência do suicídio na sociedade contemporânea, situando o debate no contexto concreto do Estado do Ceará, Brasil. Foram realizados uma revisão bibliográfica da literatura específica e um levantamento de dados epidemiológicos nacionais e internacionais relacionados ao tema. Também foi efetivado um levantamento dos suicídios ocorridos no Ceará no período de janeiro de 1998 a dezembro de 2007. Por fim, efetivou-se aprofundamento dos dados epidemiológicos, numa perspectiva clínico-ecológica, nos serviços de saúde mental públicos situados em três municípios paradigmáticos, assim considerados pela taxa de suicídio na população: alta, mediana e baixa. O resultado da pesquisa constata o aumento de 265 ocorrências de suicídio-ano em 1998 para 525 ocorrências de suicídio-ano em 2007, e uma variação na taxa de 3,8 para 6,3 no mesmo período, o que corresponde a um crescimento de 65,79% na taxa de suicídio, enquanto o crescimento da população neste mesmo período correspondeu a 18,66%, o que aponta para um aumento crescente de uma mortalidade silenciosa, as vezes anunciada, e em certas ocasiões nem registrada, ou mesmo subnotificada. Esta mortalidade indica, com base nos dados encontrados, associação com o sofrimento psíquico na contemporaneidade, o qual precisa ser amplamente estudado para que novas estratégias de enfrentamento sejam adotadas.

ASSUNTO(S)

suicídio sofrimento psíquico na contemporaneidade saúde mental e políticas de saúde saude publica suicide psychic suffering in contemporary society mental health and health policy

Documentos Relacionados