O Sopapo e o Cabobu : etnografia de uma tradição percurssiva no extremo sul do Brasil
AUTOR(ES)
Maia, Mario de Souza
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Esta pesquisa aborda, pelo método etnográfico, o Sopapo, um gênero de tambor de grandes dimensões existente nas cidades de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, sua sonoridade e presença nos universos do carnaval e música popular. Este instrumento, produto da reconstrução diaspórica dos escravos trabalhadores nas Charqueadas em Pelotas, no século XIX, foi amplamente usado a partir da década de 1950 em escolas de samba nestas três cidades. Com a realização do festival de música chamado CABOBU, ocorrido em Pelotas no ano 2000, foi apresentado o ritmo cabobu, num processo de (re)invenção de uma tradição percussiva. Assim, artistas e grupos musicais do universo da música popular e da dança afro se apropriaram do instrumento, ressemantizando sua sonoridade e conferindo status diferenciado ao Sopapo, como elemento identitário e ideológico. Utilizando as categorias e falas dos colaboradores, esta pesquisa apresenta uma etnografia da cultura musical destes universos – o carnaval, a música popular e a dança afro, observando os repertórios, os instrumentistas e suas performances, tendo como fio condutor o Sopapo.
ASSUNTO(S)
etnografia : música etnomusicologia : brasil musica popular : rio grande do sul sopapo : sonoridade carnaval : rio grande do sul
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/14346Documentos Relacionados
- Sopapo Poético: sarau de poesia negra no extremo sul do Brasil
- A africada alveolar na fala de duas comunidades fronteiriças no extremo sul do Brasil : uma análise variacionista
- O espaço da diferença no Brasil : etnografia de políticas públicas de reconhecimento territorial e cultural negro no sul do país
- O risco do uso de drogas no trabalho portuário: estudo no extremo sul do Brasil
- Relações, viagens e alteridades : as experiências familiares dos palestinos no extremo-sul do Brasil