O significado da comunicaÃÃo na assistÃncia de enfermagem ÃÂ mulher mastectomizada: o olhar de quem cuida / The meaning of the communication in the assistance of nursing to mastetomized woman: The look of who takes care.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O cÃncer de mama à motivo de grande temor na sociedade em geral e principalmente nas mulheres, em decorrÃncia do elevado Ãndice de morbi-mortalidade e de mutilaÃÃo, com conseqÃente comprometimento da auto-estima e do desenvolvimento social de quem à por ele acometido. Ademais, interfere sobremaneira nas relaÃÃes sociais, pessoais, profissionais e afetivas, Portanto conhecer como a enfermeira comunica-se com essa clientela foi a inquietaÃÃo para a realizaÃÃo desse estudo, cujo objetivo foi compreender o processo de comunicaÃÃo enfermeira/paciente, enfatizando a significaÃÃo, valores e possibilidades de mudanÃa na assistÃncia de enfermagem à mulher mastectomizada.Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa que utilizou como referencial teÃrico o Interacionismo SimbÃlico e a Teoria Fundamentada em Dados Ground Theory como referencial metodolÃgico, com base na seguinte questÃo norteadora: como a enfermeira percebe seu processo de comunicaÃÃo com a mulher mastectomizada? A coleta de dados ocorreu nos meses de junho e julho de 2006 em uma instituiÃÃo de referÃncia no tratamento do cÃncer. Utilizamos como estratÃgia para coleta de dados a entrevista com nove enfermeiras que prestavam assistÃncia à mulher mastectomizada. Obtivemos entÃo, os dados que apÃs a anÃlise permitiram a criaÃÃo da teoria central: O significado da comunicaÃÃo na assistÃncia de enfermagem à mulher mastectomizada, a qual constitui-se de trÃs fenÃmenos distintos que se inter-relacionam. SÃo eles : Um olhar sobre a comunicaÃÃo, que caracteriza-se como um processo da teoria onde os fenÃmenos que levaram as enfermeiras a refletirem sobre seu modo de comunicaÃÃo com a mulher mastectomizada foram elucidados emergindo significados e valores ao seu respeito; identificando as pedras do caminho, que pontua as principais dificuldades encontradas na implantaÃÃo de uma comunicaÃÃo efetiva entre enfermeira/paciente, incluindo as limitaÃÃes pessoais; e repensando a comunicaÃÃo enfermeira/mulher mastectomizada, que enfatiza a significaÃÃo atribuÃda pela enfermeira à sua necessidade de manter-se sensibilizada ao processo de comunicaÃÃo efetiva com a mulher mastectomizada, no intuito de prestar o melhor cuidado possÃvel. Essa interaÃÃo significativa emerge quando a enfermeira utiliza-se de sua habilidade comunicativa, percebendo a paciente e interagindo com ela, provocando mudanÃas e vendo a mulher como um ser social , ou seja, atribuindo-lhe um significado. Na nossa opiniÃo, para uma comunicaÃÃo satisfatÃria a prestaÃÃo do cuidado humanizado, a profissional que trabalhe na assistÃncia a mulheres mastectomizadas precisa envolver-se e acreditar que sua presenÃa à tÃo importante quanto a realizaÃÃo de procedimentos tÃcnicos, pois, de modo geral, os conhecimentos tÃcnicos objetivos funcionam tÃo bem diante de situaÃÃes de estresse quanto os conhecimentos subjetivos que se revelam na comunicaÃÃo terapÃutica.

ASSUNTO(S)

enfermagem communication mastectomia - enfermagem neoplasias mamÃrias - cirurgia mastectomia mastectomia relaÃÃes enfermeiro-paciente comunicaÃÃo enfermagem nursing

Documentos Relacionados