O samba para piano solo de Cesar Camargo Mariano / The samba for solo piano by Cesar Camargo Mariano
AUTOR(ES)
Rafael Tomazoni Gomes
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
16/03/2012
RESUMO
Esta dissertação trata de relações entre o piano instrumento musical associado à cultura européia e de difícil mobilidade e o samba gênero musical associado às classes populares e a uma certa imagem da cultura afro-brasileira. Ao longo do século XX, através da atuação dos pianeiros, a prática do piano no samba se consolida como uma tradição da qual Cesar Camargo Mariano seria herdeiro. Nos dois primeiros capítulos, destacam-se períodos em que o piano atua de modo significativo na história do samba: 1) do final do século XIX até a década de 1930 com os gêneros musicais que originaram o samba, através dos pianeiros; 2) e na década de 1960, principalmente na formação de trio (baixo, piano e bateria), com o repertório instrumental de bossa-nova ou samba-jazz. O terceiro capítulo consiste na análise musical de três peças gravadas por Cesar Camargo Mariano no disco Solo Brasileiro (Polygram, 1994): Cristal, Samambia e Minha Mágoa, que tem como objetivo reconhecer elementos característicos da tradição dos pianeiros no texto musical, bem como identificar traços estilísticos do samba para piano solo de Cesar Camargo Mariano
ASSUNTO(S)
piano samba cesar camargo mariano mariano, cesar camargo música para piano samba musica piano, samba, cesar camargo mariano
ACESSO AO ARTIGO
http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2926Documentos Relacionados
- Cristal: aspectos do tratamento pianístico no samba de Cesar Camargo Mariano
- Dança brasileira and dança negra for piano by Camargo Guarnieri : an interpretative approach
- Coesão e proporções nos improvisos para piano de Camargo Guarnieri.
- O serialismo de Camargo Guarnieri no seu Concerto para Piano e Orquestra N.º 5
- Música e expressão do nacional nas sonatinas para piano de Camargo Guarnieri