O samba de roda na gira do patrimônio / Samba de roda in the heritage s circle
AUTOR(ES)
Rívia Ryker Bandeira de Alencar
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
A partir do ano 2000, por meio do instrumento jurídico denominado registro, as expressões culturais imateriais (os saberes e práticas tradicionais, as celebrações, os rituais, as festas etc.) passaram a ser reconhecidas oficialmente como Patrimônio Cultural do Brasil. Esta tese analisa os eventos que antecedem e sucedem o registro do samba de roda, prática cultural presente no estado da Bahia. O principal objetivo foi descrever o modo como os detentores do samba de roda, os sambadores e sambadeiras, passaram a conviver com as políticas públicas para o patrimônio. O cenário observado, a gira do patrimônio, apresenta a interação entre o Estado, os sambadores e diversos atores que surgem após o registro. O trabalho de campo, realizado entre os anos de 2004 e 2009, possibilitou a análise do processo ritual da transformação do samba de roda em patrimônio, por mim denominado de ritual de patrimonialização
ASSUNTO(S)
patrimonio cultural - preservação patrimônio imaterial políticas públicas samba de roda rituais cultural heritage intangible heritage public policy samba de roda rituals
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000783559Documentos Relacionados
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