O retorno de Katari: cultura histórica e processo de emergência política do movimento Cocalero na Bolívia (1995-2006)

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Este trabalho discute o processo de emergência política do movimento cocalero na Bolívia, especificamente dos camponeses plantadores de coca cuja produção está centrada nos vales tropicais do departamento de Cochabamba, na região do Chapare. Partindo do pressuposto que o estudo das experiências próprias dos cocaleros constitui um elemento fundamental para compreendermos a elaboração de sua identidade e o seu fazer-se como sujeito de ação coletiva, buscamos analisar as transformações e reconfigurações no interior desse amplo movimento social contemporâneo, em meio à realidade de embates diretos contra o Estado neoliberal boliviano. As experiências vivenciadas pelos cocaleros a partir da década de 1980, no contexto da guerra ao narcotráfico defendida pelos EUA, levaram-lhes a assumir, primeiramente, uma postura defensiva frente às tentativas de erradicação de sua fonte de subsistência; que gradualmente assumiu a forma de um projeto político próprio, baseado em demandas de reconhecimento das nações originárias andinas, de maior participação política das camadas populares e na defesa de uma cultura histórica fundamentada na ancestralidade de suas práticas e cosmovisão. O recorte temporal de nossa pesquisa abrange o período de 1995, ano em que foi fundada a ASP a Asamblea por la Soberanía de los Pueblos, organização que daria origem ao instrumento político cocalero chamado MAS-IPSP, ou Movimiento al Socialismo - Instrumento Político por la Soberanía de los Pueblos até o ano de 2006, quando o candidato à presidência pelo MAS-IPSP assumiu pela primeira vez o cargo político mais importante do país. A dissertação tem como inspiração as produções e reflexões de autores (escritores e documentaristas) que integram a regionalidade específica conhecida como Sul, os quais, assim como os movimentos sociais bolivianos, percebem a América Latina e outras regiões do mundo como localidades incorporadas de maneira subalterna ao processo de globalização hegemônica constatação que conduz a uma iminente reflexão sobre possíveis perspectivas de descolonização sociopolítica, econômica, cultural e epistêmica dessas regiões.

ASSUNTO(S)

historia ancestralidade cultura histórica movimentos sociais documentaries social movements documentarismo ancestrality movimento cocalero-bolívia cocalero movement-bolivia historical culture

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