O (RE)CONHECIMENTO DA SÓCIO-HISTÓRIA NAS CAPACIDADES DE SIGNIFICAÇÃO: CONCEITOS NECESSÁRIOS PARA OPERACIONALIZAÇÃO DE LINGUAGEM E DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS

AUTOR(ES)
FONTE

Trab. linguist. apl.

DATA DE PUBLICAÇÃO

09/12/2019

RESUMO

RESUMO O presente artigo visa discutir a respeito da operação de linguagem denominada (re)conhecimento da sócio-história do gênero, apresentada por Cristovão e Stutz (2011) no quadro das capacidades de significação. Nesse sentido, demonstramos os traços textuais utilizados para analisar essa operação de nível macrocontextual, relacionada com a atividade geral de linguagem, portanto, externa ao texto. Para tanto, enfocamos duas produções do gênero horror short story tomadas como diagnóstico discursivo. A primeira foi desenvolvida por um(a) aluno(a) de uma turma de 9º ano, numa escola da cidade de Guarapuava/PR; a segunda, criada por um escritor acanônico, publicada em um sítio de horror stories. Adotamos como fundamentação teórica pressupostos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) que nos permitem repensar o gênero textual e sua relação com as ações de linguagem e as atividades sociais sob o prisma da significação. Do mesmo modo, pautamo-nos, principalmente, em estudos de Cristovão e Stutz (2011) sobre a proposta das capacidades de significação; em Stutz (2012) e Souza (2015) que discorrem sobre a relação entre essas capacidades e sua importância para compreendermos a constituição da atividade geral de linguagem e, de que maneira a sócio-história pode estar imbricada num determinado gênero de texto. Os resultados evidenciam que a operação de linguagem estudada é um protocolo cognitivo que desenvolve a capacidade de reconhecimento, assim como de regulação sobre valores e normas sociais, sobre a constituição dos simbolismos, dos jogos ideológicos que se materializam nos protótipos discursivos, e, dessa forma, o (re)conhecimento da sócio-história outorga a ligação entre as representações e seus referentes na estrutura discursiva.ABSTRACT This paper aims to discuss the operation of language titled socio-history recognition of the text genre, presented by Cristovão and Stutz (2011) within the framework of the signification capacities. Thus, we demonstrate the text traces used in order to analyze such operation of macro context level, which is related to the language general activity and, consequently, external to the text. Towards this end, we focus two productions of the horror short story genre taken as discursive diagnosis. The first one was developed by a 9th year pupil from high school in Guarapuava/PR; second one was created by a non-canonical writer and published in a horror stories website. Concerning to theoretical foundation, we are based on the studies of socio-discursive interactionism (BRONCKART, 1999), which discuss text genre and its relation to the actions of language and social activities under the lights of signification. Likewise, and mainly, we focus on studies of Cristovão and Stutz (2011) about proposing capacities of signification; on Stutz (2012) and Souza (2015) that address the relation between such capacities and its value for understanding language general activity, and in what way socio-history may be embedded in a particular text genre. Results reveal that socio-historical recognition is a cognitive protocol, which is responsible for developing capacities of recognizing and regulating values and social standards, constitution of symbolism, ideological frames materialized into discursive prototypes and, therefore, this operation of language grants connection between representations and their referents in the discursive structure.

Documentos Relacionados