O que o Agente Comunitário de Saúde deve saber sobre aleitamento materno?
AUTOR(ES)
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul
FONTE
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul
DATA DE PUBLICAÇÃO
12/06/2023
RESUMO
A importância de amamentar está associada a uma série de benefícios tanto para a criança quanto para a mãe. Entre as principais vantagens estão:
Para promover, proteger e apoiar a amamentação com eficiência, o Agente Comunitário de Saúde (ACS), assim como todos profissionais de saúde, deve ter habilidade no processo de comunicação com a mulher (gestante ou mãe) que recebe as informações. A OMS tem dado ênfase ao
em amamentação, que implica em ajudar a mulher a tomar decisões de forma empática, saber ouvir e aprender, desenvolver confiança e dar apoio. Algumas técnicas e atitudes facilitam o sucesso no aconselhamento:
No que diz respeito à correta técnica da amamentação, abaixo segue uma lista de itens a serem conferidos para verificar posicionamento e pega:
De acordo com a OMS e o Ministério da Saúde o aleitamento materno exclusivo é recomendado nos primeiros seis meses de vida e complementado até os dois anos ou mais de idade. Visando manter o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, deve-se orientar às mães que, neste período, os suplementos (água, chás, outros leites) devem ser evitados, pois há evidências de que seu uso está associado com desmame precoce. O uso chupeta também tem sido desaconselhado pela possibilidade de interferir com o aleitamento materno. Na presença de mães com dificuldades no processo de amamentação, o ACS deve indicar que seja feita uma avaliação com o enfermeiro ou médico de sua Unidade de Saúde.
ASSUNTO(S)
saúde da criança agente comunitário de saúde a45 educação em saúde/aconselhamento/dieta agentes comunitários de saúde aleitamento materno d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais prevenção e controle do câncer